Carnês do IPTU 2025 começam a ser entregues em Farroupilha
A Prefeitura de Farroupilha iniciou a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025. A previsão é de que aproximadamente 44 mil unidades sejam distribuídas pelos Correios ao longo do mês de abril. O pagamento em cota única poderá ser feito até o dia 20 de maio.
Pelo quinto ano consecutivo, não haverá aumento real no valor do tributo. O IPTU será reajustado apenas pela inflação, com correção de 4,87% com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado dos últimos 12 meses. Segundo o secretário municipal de Finanças, Plínio Balbinot, o objetivo é não onerar os contribuintes neste início de ano, período em que muitas famílias enfrentam despesas extras.
“Estamos repassando somente a inflação do período, sem aumento real na taxa do imposto. E em 2025 seguimos sem aumentar o imposto para o morador, além de manter algumas facilidades, como o desconto da cota única e a possibilidade de pagamento via Pix, um meio prático e ágil. Além disso, prorrogamos o vencimento para maio, justamente para aliviar o orçamento familiar”, afirmou Balbinot.
O contribuinte que optar pelo pagamento em cota única poderá garantir até 18% de desconto, desde que não tenha débitos com o município até 1º de janeiro de 2025. Já aqueles com pendências terão direito a 10% de desconto. Quem preferir parcelar, poderá dividir o valor em até seis vezes, com vencimentos em 20 de maio, 23 de junho, 21 de julho, 20 de agosto, 22 de setembro e 20 de outubro.
O carnê do IPTU inclui também a taxa de coleta de lixo, que foi reajustada no mesmo percentual do imposto. O documento virá com QR Code impresso para facilitar o pagamento via Pix.
A Secretaria de Finanças reforça que a entrega dos carnês é responsabilidade dos Correios e que a Prefeitura só emitirá segundas vias após a conclusão das entregas. Caso o contribuinte não receba o carnê até o fim de abril, poderá solicitar uma nova via no setor de Protocolo, no Centro Administrativo.