Caxias e Grêmio fazem a final do Campeonato Gaúcho 2023

Na tarde do sábado, a Arena do Grêmio conheceu o primeiro finalista do torneio estadual. A equipe do Ypiranga de Erechim saiu na frente com gol de Mossoró, em um chute da entrada da área que contou com desvio em Bruno Uvini tirando qualquer chance de defesa do goleiro Adriel. Com a necessidade de marcar dois gols para levar para os pênaltis, o Grêmio foi para cima. Aos 15 minutos, Bitello cruzou para área e Thaciano tocou de cabeça para empatar o duelo. O Tricolor continuou insistindo, até que aos 32, Reinaldo cobrou escanteio e Bruno Alves subiu mais alto que a defesa para cabecear e virar a partida. Depois disso, a rede não voltou a balançar e a decisão da vaga na final foi para os pênaltis.

Na primeira série, Reinaldo e Gedeílson acertaram a trave. Depois, Cristaldo e Mossoró converteram. Na sequência, Bitello e Erick Farias anotaram. Em seguida, Suárez marcou e Adriel defendeu a cobrança de Ralph. Na última série, Diego Souza carimbou a trave e Caíque converteu. Nas alternadas, Bruno Alves e Ronald balançaram a rede. Depois, Gustavinho fez e Adriel defendeu a cobrança de Jhonatan Ribeiro, classificando o Grêmio.

No domingo, o estádio Beira-Rio presenciou a classificação do Caxias em cima do Internacional. Com maior controle da partida, o Internacional achou o caminho do gol aos 20. Depois da troca de passes entre os colorados, Luiz Adriano tocou para Maurício chutar de primeira e abrir o placar no Beira-Rio. À frente do marcador, o Inter seguiu pressionando. Aos 31, Mercado cabeceou rente à trave. Nos acréscimos da primeira etapa, o Caxias buscou o empate. Jean Dias fintou o marcador e cruzou para Eron, na segunda trave, cabecear para o fundo da rede: 1 a 1.

Com a partida empatada, a decisão do finalista ficou para a disputa de pênaltis. Nas cobranças para o Internacional, Alan Patrick, Pedro Henrique, Alemão e Matheus Dias marcaram. Na quinta cobrança, Bruno Ferreira defendeu o chute de Estêvão. Para o Caxias, Marcão, Jean Dias, Guedes, Marcelo e Wesley converteram suas cobranças e colocaram o Caxias na final do Gauchão.