Comitê Organizador define calendário de jogos da 24ª Surdolimpíadas de Verão

O Comitê Organizador definiu o calendário de jogos da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão Futebol que abrirá as disputas no dia 30 de abril, um dia antes da abertura oficial do evento, que encerrará dia 15 de maio, com a realização da Maratona e finais do futebol. O lançamento foi feito em novembro do ano passado com a presença do secretário estadual do Esporte, Danrlei de Deus, no auditório da CIC em Caxias. Evento quase centenário, os jogos surdolímpicos de verão, realizado pela primeira vez em 1924, em Paris, na França, em sua 24ª edição, acontecerá pela primeira vez em um país da América Latina, no Brasil.  A cidade sede escolhida é Caxias do Sul e a única sub sede será Farroupilha, com as modalidade de Ciclismo, Mountain Bike e Tênis de Mesa.

A cidade, muito conhecida pela Festa da Nacional da Uva, por ser um forte polo metal-mecânico e pela presença de Juventude e Caxias em competições nacionais do nosso futebol, receberá milhares de atletas surdos de mais de 70 países entre 1º e 15 de maio, que disputarão 20 modalidades olímpicas no masculino e 18 no Feminino (não há no feminino disputa de Luta-Livre e Luta Greco-Romana). O Brasil, país-sede das Surdolimpíadas, de acordo com a CBDS (Confederação Brasileira de Desportos para Surdos), deve participar dos jogos com uma delegação de aproximadamente 300 atletas, a maior de sua história na competição.

O Futebol será a primeira modalidade a iniciar as disputas, antes mesmo da abertura oficial do evento, marcada para 1º de maio. Dia 30 de abril já terá bola rolando nos gramados para que se consiga terminar a competição dentro do prazo. No dia 1º de maio, além da solenidade de abertura, terão sequência os jogos da fase classificatória do futebol, que irão até o dia 10 com jogos diários, com semifinais no dia 12 e as disputas de bronze e ouro nos dias 14 e 15, respectivamente. No dia 02 de maio, sairão as primeiras medalhas dos jogos, nas disputas do Karatê, Ciclismo e Natação. Daí em diante, todos os dias terão jogos e disputa de medalhas, sendo que em diversos dias haverão várias disputas simultâneas, em locais diferentes da cidade e região, já que Farroupilha, cidade vizinha de Caxias do Sul, também será palco de algumas modalidades, como Ciclismo, Mountain Bike e Tênis de Mesa.

CALENDÁRIO DOS JOGOS

ATLETISMO – DE 07 A 14 DE MAIO – COMPLEXO ESPORTIVO SESI

MARATONA – 15 DE MAIO – RUAS CENTRAIS DE CAXIAS DO SUL

BADMINTON – 02 A 11 DE MAIO – CIE (CENTRO DE INICIAÇÃO AO

ESPORTE)

BASQUETE – 03 A 14 DE MAIO – SESI E GINÁSIO DO VASCÃO

CICLISMO – 02 A 08 DE MAIO – SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO (FARROUPILHA)

FUTEBOL – 30 DE ABRIL A 15 DE MAIO – ESTÁDIO CENTENÁRIO E CT ANEXO, ESTÁDIO ALFREDO JACONI, CT DO JUVENTUDE, FUNDAÇÃO MARCOPOLO E ESTÁDIO MUNICIPAL.

GOLF – 05 A 07 DE MAIO – GOLF CLUB CAXIAS DO SUL

HANDEBOL – 02 A 14 DE MAIO – UCS (UNIV. DE CAXIAS DO SUL)

JUDÔ – 03 A 05 DE MAIO – RECREIO DA JUVENTUDE

KARATÊ – 02 A 04 DE MAIO – UCS

LUTA LIVRE – 13 E 14 DE MAIO – UCS

LUTA GRECO-ROMANA – 10 E 11 DE MAIO – UCS

MOUNTAIN BIKE – 10 DE MAIO – SALTO VENTOSO (FARROUPILHA)

NATAÇÃO – 02 A 09 DE MAIO – RECREIO DA JUVENTUDE (SEDE GUARANY)

ORIENTAÇÃO – 06 A 14 DE MAIO – ÁREAS URBANA E RURAL DE CAXIAS

TAEKWONDO – 06 A 08 DE MAIO – UCS

TÊNIS – 02 A 11 DE MAIO – RECREIO DA JUVENTUDE

TÊNIS DE MESA – 05 A 11 DE MAIO – GINÁSIO MUN. DE FARROUPILHA

TIRO ESPORTIVO – 03 A 14 DE MAIO – CLUBE CAXIENSE DE CAÇA E TIRO

VÔLEI – 04 A 13 DE MAIO – UCS

VÔLEI DE PRAIA – 03 A 13 DE MAIO – UCS

SOBRE AS SURDOLIMPÍADAS

A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais. A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos.

Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber 6.500 pessoas entre surdoatletas e comissões técnicas e equipes de mais de 90 países. Como marco histórico, o Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão, que será também o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.

Foto: José Theodoro