Congresso Tradicionalista em Farroupilha encaminha centenário de Honeyde Bertussi e valoriza cavalgadas

Farroupilha sediou no último sábado, 30, o 70º Congresso Tradicionalista Gaúcho. O evento foi realizado pela primeira vez no município, no Centro de Eventos Mário Bianchi, no Parque Cinquentenário. Com o tema “Cancioneiro Gaúcho”, o encontro buscou valorizar a música regional gaúcha, seus compositores, intérpretes e preparar terreno para o centenário de Honeyde Bertussi, em 2023 e homenagem a um dos maiores gaiteiros dos gaúchos, Tio Bilia.

Em entrevista concedida à Rádio Miriam, Manoelito Savaris, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), ressaltou a importância das cavalgadas, como a Romaria dos Cavalarianos, saindo de Caxias do Sul até o Santuário de Caravaggio e também a Chama Crioula, a qual visitará todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Manoelito também comentou a importância da mulher dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, “Hoje, nós temos várias mulheres, coordenadoras regionais, muitas mulheres patroas de CTG, eu tenho 5 vice-presidentes no Movimento, onde 3 são mulheres e 2 são homens. Então as mulheres ocuparam espaço de direção, assim como na nossa sociedade”, disse.

Savaris também comentou sobre as atividades da Semana Farroupilha, que após dois anos sendo adiada pela pandemia de Covid-19, será de forma presencia. “Cada município está fazendo os seus preparativos. A Semana Farroupílha é uma atividade que transcende o Movimento, ela é maior que o Movimento, pois ela inclui a sociedade inteira”, acredita.

Foto: José Theodoro