Corpus Christi reúne milhares de fiéis nas celebrações pela diocese

A Solenidade de Corpus Christi, comemorada na quinta-feira, 08 de junho, tem como objetivo manifestar publicamente a fé dos católicos na presença real de Cristo na hóstia e no vinho consagrados, isto é, na Eucaristia. Em toda a Diocese de Caxias do Sul, milhares de pessoas participaram de dezenas de Missas, procissões e momentos de oração, além da confecção dos tradicionais tapetes de serragem ou da organização de coletas de alimentos, cobertores, agasalhos e produtos de higiene.

Em Caxias do Sul, a Missa campal das 15h, em frente à Catedral Diocesana – Paróquia Santa Teresa D’Ávila, reuniu mais de 8 mil fiéis. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, e concelebrada por diversos padres que atuam nas paróquias da cidade. Durante a homilia, Dom José recordou que a fé no Cristo eucarístico precisa levar à ação. “Se abrirmos os olhos do coração, saberemos que as palavras do Senhor Jesus são Espírito e Vida. É Jesus que alimenta nossa esperança comprometida na construção de uma sociedade mais ética, na qual os valores do Evangelho não sejam usados para interesses egoístas e mesquinhos, sem levar em consideração o bem comum”, salientou.

CORPUS CHRISTI PELA DIOCESE

Na Diocese de Caxias do Sul, todas as paróquias tiveram programações. O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, reuniu uma multidão de fiéis em diversas celebrações, sendo a principal realizada pela manhã seguida de procissão com o Santíssimo sobre os tapetes de serragem confeccionados pelas lideranças da Paróquia de Caravaggio. Em Nova Prata, a Missa campal reuniu mais de 2,5 mil pessoas.

A cidade de Bento Gonçalves teve Missas e procissões em todas as paróquias. No Santuário Santo Antônio, mais de 3,5 mil fiéis acompanharam a Missa campal e a procissão com o Santíssimo. Ainda pela manhã mais de 300 pessoas participaram da confecção de 40 tapetes de serragem com temáticas bíblicas, de devoção popular, e em honra ao Padroeiro, Santo Antônio.

Em Flores da Cunha, mais de 8 mil pessoas participaram da Missa campal realizada pela manhã e visitaram os tradicionais tapetes de serragem organizados pelas diversas entidades da cidade. Outras localidades da Diocese também prepararam tapetes solidários, com doações que serão entregues às famílias necessitadas e entidades de assistência social.