CVV realiza curso de seleção e capacitação para novos voluntários no Rio Grande do Sul
O Centro de Valorização da Vida, com sede em várias cidades do Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas para capacitação e seleção de novos voluntários que desejam atuar no serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio. O curso é gratuito, inicia no dia 10 de agosto, quinta-feira, das 19h30 até 22h30, tem duração de cerca de três meses e será realizado totalmente de forma remota pelo aplicativo Google Meet.
Trata-se de um período de formação, treinamento e habilitação para aqueles que desejarem ser voluntários de uma entidade que há 61 anos atua na prevenção do suicídio. O curso vai acontecer uma vez por semana durante três horas. Quem desejar se integrar ao CVV, pode fazer a inscrição pelo endereço: psv.gaucha@cvv.org.br, gratuitamente, ou mandar mensagem no Whatsapp, (51) 994516192. Para a inscrição é necessário ter mais de 18 anos de idade e estar disposto a seguir as orientações, filosofia e proposta do CVV. O curso é destinado a pessoas que tenham disponibilidade para realizar os atendimentos qualquer dia da semana, inclusive madrugada e aos finais de semana.
Segundo a voluntária Liziane Eberle, há filas de espera em qualquer horário de pessoas que buscam alguém para conversar e desabafar. A voluntária reitera que o curso é uma oportunidade para todos que desejam realizar um trabalho voluntário em prol da outra pessoa e também se auto-conhecer “Sobretudo neste momento de pós- pandemia que vivemos, com todos os sentimentos aflorados, é uma possibilidade de muitas pessoas doarem seu tempo, para conversar com quem procura o CVV, em todos os momentos da sua vida”, salienta.
SOBRE O CVV
O CVV – Centro de Valorização da Vida atua no Brasil desde 1962 e no Rio Grande do Sul desde 1971. A ONG realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188, 24 horas, todos os dias. Ainda é possível acessar e-mail e chat pelo site cvv.org.br. Os mais de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por cerca de 3.500 voluntários em mais de 110 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br, via chat e e-mail. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/). O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.
SOBRE O SUICÍDIO
O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer. Apesar de o assunto ser delicado, é importante conversamos sobre o tema e há maneiras como preveni-lo. Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram o contrário. De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.
SETEMBRO AMARELO
Quando foi criado, o Setembro Amarelo tinha por objetivo chamar a atenção para a prevenção do suicídio através da valorização da vida e iniciar uma campanha que gerasse um movimento que fosse abraçado pela sociedade. O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais, acesse www.setembroamarelo.org.br.
Spot:
Entrevista com a voluntária Liziane Eberle.