Diocese de Caxias leva mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

“Falar com o coração” é o tema da Mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo domingo, 21 de maio, quando a Igreja faz memória litúrgica da Ascensão do Senhor. Neste ano, o Santo Padre, em sua “trilogia” sobre a comunicação no processo sinodal, escolheu como lema: “Testemunhando a verdade no amor (Ef 4, 15)”.

Para levar ao conhecimento dos profissionais da comunicação este incentivo do Pontífice para um novo agir comunicativo, o coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, e o assessor de Comunicação, jornalista Felipe Padilha, visitaram os veículos de imprensa de Caxias do Sul ao longo da segunda-feira, 15 de maio.

Em todos os veículos, os representantes da Diocese de Caxias do Sul foram recebidos e puderam agradecer a parceria com as pautas e se colocar à disposição para auxiliar em projetos de comunicação que tenham em pauta os valores da fé católica e a amizade social. Felipe destacou a importância do processo inverso do realizado nos anos anteriores: ao invés de uma coletiva de imprensa, a Coordenação de Pastoral fazer uma visita, num sinal da “Igreja em saída”, como pede o Santo Padre.

Nas sete visitas realizadas, o padre Leonardo Inácio Pereira pôde entregar o documento, explanar sobre a Mensagem do Papa Francisco e abençoar os profissionais da imprensa. “A comunicação supõe um emissor, um meio, os códigos e alguém que seja receptor desse processo. Falar com o coração tem esse objetivo: além das telas e das tecnologias, que consigamos construir uma comunicação que venha do coração do jornalista, do comunicador, passe pelos ouvidos e pela visão e chegue ao coração de quem escuta e vê. De coração para coração” pontua o coordenador de Pastoral.

O dia de visitas iniciou na Rádio Miriam Caravaggio, a emissora da Diocese de Caxias do Sul, em Farroupilha.