Diocese de Caxias promove sessão de cinema do filme “A Carta” para representantes dos movimentos e novas comunidades

Na noite da quarta-feira, 27 de setembro, os representantes dos movimentos e novas comunidades da Diocese de Caxias do Sul se reuniram, como de costume na última quarta-feira de cada mês, para o seu encontro de formação, reflexão e planejamento. A atividade, no entanto, foi um pouco diferente desta vez, para o grupo de aproximadamente 20 pessoas: a Coordenação de Pastoral promoveu uma sessão de cinema para que todos pudessem assistir ao filme-documentário “A Carta”, inspirado na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco.

A produção audiovisual conta a história do apelo do Pontífice pelo cuidado com o planeta Terra. Ele expressa sua preocupação na encíclica Laudato Si’ lançada em 2015, que vai ganhar uma segunda parte no dia 04 de outubro de 2023. Disponível no YouTube, de forma gratuita, filme “A Carta” pode ser acessado por meio do link: https://www.youtube.com/ACarta.

O encontro teve a coordenação da equipe responsável pelo grupo dos movimentos e novas comunidades e contou com a presença do coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, que conduziu a reflexão. A intenção da Coordenação de Pastoral é realizar outros momentos de sessão de cinema ao longo do mês de outubro.

APELO PARA A EXIBIÇÃO DO FILME

Em março deste ano, durante o primeiro encontro do Conselho Diocesano, que reúne representantes de todas as sete Regiões de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, a Coordenação de Pastoral lançou o desafio como uma das linhas de ação para este ano, na esteira do cuidado com a Cada Comum: que, em outubro, todas as paróquias possam exibir, para suas lideranças, catequistas, catequizandos, equipes administrativas e conselhos o filme “A Carta”. O mesmo pedido foi endossado por Dom José Gislon ao retornar da Assembleia Geral da CNBB.

SINOPSE 

Em 2015, o Papa Francisco escreveu Laudato Si’ (A Carta), uma epístola sobre a crise ambiental dirigida a cada uma das pessoas no mundo. Alguns anos depois, quatro vozes que não foram ouvidas em conversações globais foram convidadas para uma conversa sem precedentes com o Papa. Vindos do Senegal, Amazonas, Índia e Havaí, eles trazem as perspectivas e soluções dos pobres, dos povos originários, dos jovens e da vida selvagem para a conversa com o próprio Papa Francisco.

Este documentário acompanha suas viagens a Roma e as extraordinárias experiências que lá ocorreram e é recheado com histórias pessoais impactantes e tocantes, ao lado das mais atualizadas informações sobre a crise planetária e o preço que a natureza e o povo estão pagando. Saiba mais sobre os protagonistas e como você pode se juntar à ação em https://TheLetterFilm.org

Porque, nas palavras de Lorna Gold, a presidente o Movimento Laudato Si’, “uma vez que conhecemos, NÃO CONSEGUIMOS MAIS ignorar.”