Diretoria da CDL deixa gestão com balanço positivo apesar das dificuldades enfrentadas com a pandemia

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Farroupilha (CDL), Juliano Tofolo faz uma balanço de sua gestão nos últimos dois anos frente à entidade. Em entrevista à Rádio Miriam Caravaggio no Jornal da Manhã desta terça, 28, ele avaliou como positivo o trabalho da equipe, mas destacou as dificuldades que foram impostas em função da pandemia, problema que enfrentou desde o início de seu mandato no final de 2019. Segundo ele foi um período em que a CDL teve que focar seu trabalho na prevenção e combate ao coronavírus fazendo parte de um Comitê, que agregou várias entidades do município.

No entanto, apesar de abrir mão de algumas prioridades em detrimento da pandemia, Juliano relata que a entidade conseguiu realizar uma série de projetos que estavam previstos. Ele relata que a gestão iniciou em 2020 com o início da execução do projeto de revitalização da Estação Férrea e a mudança do leyaut da parte interna da sede da entidade para melhor  atender o público. Depois veio a montagem do plano estratégico e o lançamento da campanha de  Páscoa. Essas foram as últimas ações antes da pandemia e como participante do Comitê de prevenção, a CDL passou a confeccionar cartazes orientativos e campanhas de valorização do comércio local. Também foram realizadas ações como uma live, pesquisas sobre os impactos da economia no comércio de Farroupilha, reuniões locais e com o governo estadual e manifestações pela abertura dos estabelecimentos.

Em 2020, para incentivar o setor em um momento muito difícil da economia, para o Dia dos Namorados a CDL proporcionou o sorteio de dois celulares junto aos clientes do comércio. Na comemoração dos 49 anos da entidade foram distribuídas sacolas e adesivos para as lojas. A entidade participou da Semana Brasil com um Drive-Thru na entrega de brinquedos para a Brigada Militar distribuir às crianças carentes, no final de 2020 foi entregue a obra de revitalização da Estação Férrea, inaugurada oficialmente este ano devido aos protocolos. Outras ações feita pela CDL foram a distribuição de cordões para a Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (Amafa),  usada para identificação do autistas e a entrega em parceria com o Círculo Saúde de Caxias de um respirador para o Hospital Beneficente São Carlos. Juntamente com outras entidades a CDL também participou da campanha de Natal.

No segundo mandato de sua gestão, Juliano conta que a entidade participou no início do ano de uma carreata em prol da abertura do comércio, que na época o governo havia determinado o fechamento dos estabelecimentos. Na sequência foi feita a decoração de Páscoa e do Dia dos Namorados, apresentação do restauro da galeria dos ex-presidentes, a doação de um kit dos 50 anos aos associados e a entrega definitiva da Estação Férrea reformada. Outras ações foram desenvolvidas como, oficina de educação patrimonial com as escolas para conhecer a história de Farroupilha, da estação e do comércio. Também foi promovida uma live dos 50 anos, nova reforma da sede da CDL, promoção do Dia das Crianças na entrega de um caminhão de brinquedos para o gabinete da primeira-dama, início dos cursos de (vitrinismo, vendas e atendimentos), participação no Brasil em Foco e a promoção do show com o padre Ezequiel Dal Pozzo.

A CDL encerra o ano com a decoração de Natal, participação do 5º Fórum em Brasília sobre os impactos da pandemia no comércio, a criação do espaço cultural que será dado sequência, lançamento do selo Me Respeita em parceria com o vereador Marcelo Broilo e finalmente com o encerramento da campanha Festival de Prêmios 50 anos, que sorteou um Fiat Mobi zero quilômetros e várias cupons de R$ 300,oo. Foram 90 reuniões da diretoria e mais de 240 reuniões extras. Para Juliano, com o aumento do número de associados a meta financeira foi atingida. Para ele faltou criar o cartão desconto para os associados, CDL Jovem, Livro dos 50 anos da entidade, Feira de Ponta de Estoque, Programa Jovem Empreendedor e o informativo trimestral. Ele coloca como um dos desafios para a nova gestão a implantação da Medicina do Trabalho.  A nova diretoria que terá na presidência a empresária Maria Cleni Lopes Noll, assume a partir do dia 1º de janeiro de 2022.

NOVA DIRETORIA

Presidente: Maria Cleni Lopes Noll (Delícias e Sabores da Serra)
1º Vice-presidente: André Bisol (Hermelu Esportes)
2º Vice-presidente: Altair de Oliveira (Loja Pura Mania)
1º Diretor Financeiro: Fabiano Penso Cignachi (Persist Informática)
2º Diretor Financeiro: Itamar De Faveri (Empreiteira EWM)
1º Diretor Secretário: Simone Milesi Bondan (Relojoaria Milesi)
2º Diretor Secretário: Andréia Alves De Andrade (Livraria Paraná)

CONSELHO FISCAL

Titular: Juliano Tofolo (Planeta Água)
Titular: Carlos Roberto Custódio (Pizzano Lar)
Titular: Lear Antonio Mauri (Mauricar)
Suplente: Sérgio Bisol (Hermelu Calçados)
Suplente: Douglas Frison (Real Auto Peços)
Suplente: Oneide Luiz Barbieri (Farmácia Drofar)

Foto: José Theodoro