Embaixador da Itália no Brasil abre a Wine South America, em Bento Gonçalves

A cultura e os vinhos italianos serão os grandes protagonistas da 5ª edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho, que ocorre de 6 a 8 de maio no Fundaparque, em Bento Gonçalves. A abertura do evento contará com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e do cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, reforçando os laços diplomáticos e comerciais entre os dois países.

Organizada pela VeronaFiere, por meio de sua subsidiária brasileira Milanez & Milaneze, a feira terá como destaque o Pavilhão Italiano, coordenado pela Agência ICE (Italian Trade Agency), dirigida no Brasil por Milena Del Grosso. O espaço coletivo reunirá 23 empresas das principais regiões vitivinícolas da Itália, com a apresentação de 256 rótulos entre tintos, brancos, rosés e espumantes.

Além disso, outras 24 empresas italianas participarão da feira de forma independente, representando regiões como Abruzzo, Campânia, Emília-Romanha, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Lombardia, Marche, Piemonte, Puglia, Sardenha, Sicília, Toscana, Trentino-Alto Ádige, Úmbria e Vêneto.

A expectativa da organização é receber mais de 7 mil visitantes nos três dias de evento, incluindo delegações de compradores vindos de países como Brasil, Equador, México, Colômbia, Venezuela, Chile, Peru e Argentina. Master classes e rodadas de negócios também fazem parte da programação voltada a profissionais do setor.

Para o embaixador Alessandro Cortese, a feira é uma oportunidade de fortalecer o intercâmbio entre os dois países. “A economia italiana e a brasileira, em especial a gaúcha, estão muito ligadas ao setor agrícola e, consequentemente, ao vinho. Valorizar a Wine South América é valorizar todo o esforço que as empresas do segmento fazem para entregar um produto com reconhecimento global”, afirmou.

A edição deste ano também contará com a presença do secretário de Cultura da região do Vêneto, Cristiano Corazzari, e do secretário de Agricultura da região de Friuli Venezia Giulia, Stefano Zannier. A Wine South America integra o calendário da Vinitaly, uma das maiores feiras internacionais do setor, que em 2025 reuniu 97 mil profissionais, sendo 32 mil compradores de 130 países.

Incontro con Bacco abre a programação italiana

Antes da abertura oficial da feira, o Vale dos Vinhedos será palco de mais uma celebração da cultura italiana. No dia 5 de maio, o Centro de Eventos Marco Luigi recebe a 3ª edição do Incontro con Bacco, promovido pelo Consulado-Geral da Itália no RS. O evento marca o início da semana de atividades e contará com a presença de autoridades locais, além do embaixador Cortese e do cônsul Caruso.

Para o cônsul Valerio Caruso, o evento simboliza a força da Serra Gaúcha e sua capacidade de superação após os temporais que atingiram a região em 2024. “Mesmo com tudo que viveu, o município e a região se reconstruíram e estão com toda a energia para receber uma das mais importantes iniciativas do setor vinícola do país. Essa é a nossa comunidade. Esse é o Rio Grande do Sul”, destacou.