Farroupilha acolherá a 7ª Jornada Diocesana da Juventude no Santuário de Caravaggio

No encerramento da 6ª Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ), realizada neste sábado, 27, em Garibaldi, foi anunciado que a próxima edição ocorrerá em Farroupilha, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio. A Jornada da Juventude é celebrada mundialmente, em cada uma das dioceses da Igreja e faz parte do processo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude que ocorre a cada dois ou três anos. A próxima será no ano que vem, em Lisboa, em Portugal.

Em nível Diocesano, a coordenação do Setor Juventude de cada Diocese é quem organiza a celebração dessa Jornada, com o objetivo de integrar todos os movimentos, grupos e pastorais existentes. A proposta das Jornadas Diocesanas, começou com São João Paulo II, em 1985, e atualmente conta com a atenção e carinho do Papa Francisco.

Em 2016, na madrugada, 31 de julho, mais uma ação do Setor, a Jornada Diocesana da Juventude, a JTchêJ. O encontro reuniu mais de 200 pessoas no Colégio São José, em Caxias do Sul, para uma noite de muita música, celebração e também para acompanhar a Missa de encerramento da JMJ 2016, realizada na Polônia. Foram mais de 12 horas de programação.

As JTchêJs se repetiram em 2018, na comunidade Santa Lúcia, em Caxias do Sul, e em 2019, no Seminário Aparecida. No ano de 2020, em virtude da pandemia, o encontro foi online, com transmissão da capela do Seminário Aparecida. E em 2021, a Jornada foi realizada na cidade de São Marcos, reunindo 350 jovens, com todos os protocolos sanitários.

Neste ano de 2022, o evento ocorreu no dia 27 de agosto, no município de Garibaldi, com mais de 800 jovens. No próximo ano será em Farroupilha, no Santuário de Caravaggio. O reitor do santuário, padre Ricardo Fontana, em vídeo fala da alegria em acolher este evento na casa de Nossa Senhora.

Confira o vídeo com o reitor do Santuário de Caravaggio:

Foto: Divulgação/Diocese de Caxias do Sul