Idealizador da Romaria PcD a Caravaggio será laureado

Um dos idealizadores da Romaria das Pessoas com Deficiência (PcD) ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha (RS), receberá importante honraria na próxima semana. Dia 24, em sessão solene com início às 19h, na sede do Legislativo de Caxias do Sul, o engenheiro agrônomo aposentado Antonio Carlos Potrich receberá o título de ‘Cidadão Caxiense’.

Natural de Anta Gorda (RS), Potrich, 71 anos, será homenageado por sua relevante contribuição em duas frentes. Atuou pelo desenvolvimento da agricultura na região, chegando a ser gerente regional da Emater na Serra Gaúcha, e foi o primeiro presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região Caxias (Aeane). De outra parte, é, mais recentemente, ativista na causa das Pessoas com Deficiência: além de idealizador da Romaria a Caravaggio, integra a Associação Atlética de Desporto e Paradesporto de Caxias do Sul (AADP) e é voz ativa na definição de políticas para tal público, integrando o Conselho Municipal das PcD e a comissão organizadora da Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência.

“Ao ser comunicado para receber a honraria, fiquei surpreso”, diz o agrônomo, sobre o reconhecimento prestado pela Câmara de Vereadores caxiense. “Sempre fiz meu trabalho na Emater com responsabilidade e, hoje, com meu envolvimento com a melhoria da qualidade de vida das PcD, não esperei ou espero reconhecimento”.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 17/2024, que concede acomenda ao engenheiro agrônomo aposentado, foi apresentado pelo vereador Gilfredo De Camillis (PSB) e aprovado por unanimidade pela casa. “Potrich é uma figura exemplar, que enriquece a comunidade local”, lê-se no documento que sugere a entrega da distinção.

A Romaria das Pessoas com Deficiência ao Santuário de Caravaggio foi idealizada pelos peregrinos Gilberto e Maria Ester Adami e por Potrich e sua esposa, a também peregrina e professora aposentada Ilma Neumann Potrich. Com o presidente da Associação Municipal de Deficientes Físicos de Farroupilha (Amdef), Giovani Antonio Capra, eles compõem a comissão fundadora do evento.

A Romaria já teve duas edições, em 2022 e em 2023 (esta reunindo cerca de quatrocentas Pessoas com Deficiência, acompanhantes, familiares e voluntários, na estimativa da comissão organizadora da promoção e da Brigada Militar). A 3ª Romaria estava programada para a tarde de 19 de maio deste ano, mas foi cancelada em solidariedade à condição de calamidade pública que o Rio Grande do Sul vivenciava, em decorrência das enchentes que devastaram o Estado. A peregrinação será retomada em 2025. Texto: Giovani Antonio Capra.