IFRS e demais Institutos Federais completam 15 anos de história

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e os demais Institutos Federais completam 15 anos no dia 29 de dezembro de 2023. Em 2008, nessa mesma data, foi promulgada a Lei Federal nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou 38 Institutos Federais no país.

O IFRS busca oferecer ensino humanizado, crítico e cidadão, para cumprir a missão de promover a formação integral dos estudantes. Atualmente tem em torno de 20 mil estudantes e cerca de 200 opções de cursos regulares, todos gratuitos, incluindo cursos de ensino médio com o técnico integrado, cursos técnicos, superiores de graduação e de pós-graduação. Além disso, são milhares de estudantes espalhados pelo Brasil e o mundo nos cursos de qualificação a distância (EaD): mais de 340 opções de cursos EaD em diferentes áreas do conhecimento.

A instituição atua com o tripé ensino, pesquisa e extensão, em uma estrutura multicampi. São 17 unidades de ensino: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria está localizada no município de Bento Gonçalves. E para fazer a educação pública, gratuita e de qualidade acontecer, conta com mais de 2 mil servidores (professores e técnicos administrativos).

DESTAQUES CONQUISTADOS

O IFRS possui conceito 4 (quatro) no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala crescente que vai até cinco. Com esse resultado, tem o segundo maior IGC contínuo entre os 38 Institutos Federais. Os dados foram divulgados em março de 2023 pelo Ministério da Educação (MEC) e referem-se ao ano de 2021. O IGC é um dos indicadores de qualidade da educação superior.

SOBRE A REDE FEDERAL

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se configura como importante estrutura de acesso à educação de qualidade e gratuita, à formação integral e às conquistas científicas e tecnológicas. De acordo com dados da Plataforma Nilo Peçanha, atualmente a Rede é composta por 680 unidades de ensino, ofertando mais de 11 mil cursos e com mais de 1,5 milhão de matrículas. No Rio Grande do Sul, atuam três Institutos Federais: do Sul (IFRS), Sul-riograndense (IFSul) e Farroupilha (IFFarroupilha).

EMOÇÃO E HOMENAGEM

Confira o documentário da campanha “Institutos Federais, a cara do Brasil”, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). A produção conta histórias de 15 personagens de instituições federais localizadas nas cinco regiões brasileiras. Três desses personagens são do IFRS (saiba mais).

Assista também ao reels de 15 anos do IFRS.

Texto: Departamento de Comunicação – Reitoria