“Jardins Criativos” será entregue ao bairro Santa Fé com um Seminário de Sustentabilidade, Inovação Social e Cidades Inteligentes
Chegou o tão aguardado dia de ver como ficou o “Jardins Criativos”, projeto da fotógrafa Liliane Giordano – Sala de Fotografia, aprovado pelo edital Territórios Criativos – RS Seguro. Lançado em março, a iniciativa chega agora na fase de colher o que foi plantado ao longo desse período, que exigiu muito cuidado, escuta e colaboração da comunidade.
Para marcar esse importante momento será realizado o Seminário Jardins Criativos: Sustentabilidade, Inovação Social e Cidades Inteligentes, na próxima quinta-feira (27), no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo – SCFV, no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul – RS. O evento tem por objetivo apresentar os resultados, aprendizados e impactos gerados ao longo da realização do projeto, que propôs a criação de jardins sustentáveis, pedagógicos e colaborativos no Centro Murialdo, articulando imagem, natureza, imaginação e inovação social como instrumentos de transformação coletiva.
Durante o seminário, serão compartilhadas as experiências, metodologias e evidências que integraram arte, educação, cultura, meio ambiente e tecnologias sociais. Tais dimensões constituem eixos estratégicos para o fortalecimento de territórios criativos e para a construção de cidades mais inteligentes, inclusivas, resilientes e comprometidas com os princípios da sustentabilidade. A programação inclui palestras, rodas de conversa, trocas de experiências, varal criativo, visita guiada ao Jardim Criativo e um café da manhã coletivo, ampliando o diálogo entre comunidade, poder público, setor produtivo, organizações da sociedade civil e instituições de ensino.
A idealizadora do projeto “Jardins Criativos”, Liliane Giordano, explica que o encontro é aberto à comunidade e que “será o momento de colher os frutos, de celebrarmos o trabalho coletivo e de reafirmarmos o compromisso com políticas públicas de cultura, educação ambiental, desenvolvimento social e inovação territorial, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com as diretrizes nacionais de Cidades Criativas e Inteligentes”.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
A programação inicia às 8h30, com um café da manhã e a exposição do II Varal Jardins Criativos, elaborado pelas crianças que participaram do projeto. Às 9h, terá a abertura do evento e segue com a “apresentação dos resultados do projeto” com a idealizadora Liliane Giordano. Na sequência o tema será o “Graffiti e expressão urbana”, com Emerson Lima e Felipe Borges, os responsáveis pela concepção do graffiti que foi pintado no espaço Murialdo, bem como pelas Oficinas de Graffiti ministradas para as crianças e adolescentes.
Daniel Reolon, que comandou as Oficinas de Permacultura e Compostagem falará sobre “Sustentabilidade e educação ambiental”. Outro ponto trabalhado no projeto, as Oficinas de Gastronomia, com a nutricionista Patricia Amoretti, integra a programação com o assunto “Alimentação saudável”. O artista francês, Jean Paul Ganen, que desenhou o jardim, volta a Caxias do Sul para falar sobre a sua experiência em “Land Art e Meio Ambiente” e o seminário terá ainda a participação de Mozart Mesquita, da ONG Dia da Terra de São Paulo, com reconhecida expertise em “Projetos culturais e gestão”.
A programação encerra às 11 horas, com a “Visita guiada” ao Jardim Criativo do Murialdo, espaço que traduz em experiência viva os princípios da educação ambiental e do design afetivo.
Caso queira participar da programação completa do Seminário, a inscrição pode ser realizada pelo link: https://www.even3.com.br/seminario-jardins-criativos-657656. Para mais informações o contato é pelo WhatsApp: (54) 9 9981.9894.
O projeto “Jardins Criativos” é uma realização da Sala de Fotografia, com a co-criação do Dia da Terra.org, a produção cultural da Lynch Gestão Cultural, o apoio da Ação Social Murialdo Santa Fé e o financiamento do Programa RS Seguro COMunidade – Edital Territórios Criativos Intervenções Artísticas Urbanas por meio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Secretaria da Cultura/SEDAC.
Com informações assessoria de comunicação.



