Lançada a 6ª edição da Jornada Diocesana da Juventude da Diocese de Caxias do Sul

Reunidos na Igreja Matriz São Pedro, em Garibaldi, os jovens da Diocese de Caxias do Sul realizaram o lançamento da 6ª Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ), na noite da terça-feira, 12 de abril. A atividade ocorreu durante a Celebração da Noite Jovem da Semana Santa, que proporcionou momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, animação, teatro e partilha de depoimentos sobre ser jovem na igreja.

Durante o encontro também foram apresentados a Cruz e o Ícone de Maria, símbolos da Jornada da Juventude, que irão percorrer as comunidades da região Pastoral de Garibaldi, durante este período preparação para a JTchêJ, agendada para o dia 27 de agosto de 2022. Nesta edição, a Jornada irá seguir o lema que foi anunciado pelo Papa Francisco: “Maria levantou-se e partiu apressadamente!” (cf. Lc 1,39).

Para a identidade visual da JTchêJ foi escolhida a imagem da Virgem Maria que faz alusão à passagem de Lucas 1, 39-80, que nos fala que ela saiu apressadamente e foi visitar sua prima Isabel. O minimalismo do desenho lembra a simplicidade de Maria, já as cores nos remetem à Jornada Mundial da Juventude que será na cidade de Lisboa, em Portugal: o amarelo completará as cores utilizadas nas duas Jornadas Diocesanas anteriores – o vermelho e o verde – que nos faz lembrar da bandeira do País.

Conforme o assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Marciano Guerra, a JTchêJ tem como objetivo proporcionar a todos uma vivência de fé. “Essa experiência da Jornada Diocesana é mostrar que Jesus está conosco no caminho através das pessoas, através dos testemunhos, através da união. E essa experiência de fé é para todos, porque dentro de nós existe esse desejo de encontrar a Deus”.

O pároco da Paróquia São Pedro, frei Jadir Segala, destacou a importância da atuação dos jovens na Igreja: “A juventude quando abraça a causa faz a diferença. Graças a Deus hoje temos jovens que estão engajados nos principais serviços, desde o Ministério da Eucaristia, da Música, da Catequese… Então, apostar na juventude é apostar numa sociedade e numa igreja mais alegre e que está serviço do próximo”, pontuou o capuchinho.

O coordenador do Comitê Organizador Local, Damian Paulo Chiesa, contou que a Jornada já está sendo muito aguardada. “É uma alegria poder receber a Jornada aqui na cidade. Vamos caminhando e agora vai acontecer a pré-jornada, que vai nas outras paróquias, envolvendo jovens de outras comunidades também. Essa Jornada vem para todos, como Maria que saiu apressadamente em serviço e para visitar e ajudar Isabel”.

SOBRE A JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE

A Jornada Diocesana da Juventude é celebrada mundialmente, em cada uma das dioceses da Igreja e faz parte do processo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude que ocorre a cada dois ou três anos. A próxima será no ano que vem, em Lisboa, em Portugal.

Em nível Diocesano, a coordenação do Setor Juventude de cada Diocese é quem organiza a celebração dessa Jornada, com o objetivo de integrar todos os movimentos, grupos e pastorais existentes. A proposta das Jornadas Diocesanas, começou com São João Paulo II, em 1985, e atualmente conta com a atenção e carinho do Papa Francisco.

JORNADA ITINERANTE

Desde 2021, a Jornada Diocesana da Juventude passou a ser itinerante, com o objetivo de mobilizar os jovens das diferentes comunidades e realidades da região de abrangência da Diocese de Caxias do Sul. São Marcos foi a primeira cidade fora de Caxias do Sul a receber o evento, no ano passado. A região Pastoral de Garibaldi, que contempla também os municípios de Carlos Barbosa, Coronel Pilar e Imigrante, além das localidades de Arcoverde e Marcorama, vai acolher a JTchêJ em 2022.

Foto: Diocese de Caxias do Sul

Sair da versão mobile