Paróquia de Marcorama celebra a Festa da Vindima e de Nossa Senhora da Salette, em Garibaldi

A comunidade de Marcorama, 6º Distrito de Garibaldi, celebrou, no domingo, 04 de fevereiro, a Festa da Vindima e de Nossa Senhora da Salette. O evento acontece no Parque São Lucas, espaço construído ao longo dos últimos 50 anos, que conta com uma ermida da Aparição Francesa e invocada como protetora dos agricultores.

A programação iniciou ainda na sexta-feira, dia 02, com a recita do Terço na Ermida. Ao longo da tarde do sábado, 03 de fevereiro, foram recepcionados os produtos agrícolas e uvas para a exposição. Mais de 100 expositores trouxeram seus produtos, como forma de agradecimento pelo ano de cultivo.

A programação do dia festivo iniciou às 10h. Em frente à Igreja Matriz São Marcos, aconteceu o inicio da procissão dos tratores e máquinas e escolha do condutor da imagem. No Parque São Lucas, as máquinas agrícolas foram abençoadas. Às 10h30min foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo pároco, padre Josemar Conte e concelebrada pelo padre Osmar Coppi.

Em sua homilia, padre Josemar destacou a importância do cuidado com a natureza, sublinhando os apelos que o Papa Francisco tem feio por meio das Cartas “Laudato Si'” e “Laudate Deum“. A liturgia foi cantada pelo Coral Filhos de Imigrante concluída com a bênção da garganta. Após o almoço, foi sorteado o rifão e ouve ainda um momento de animação.

Há 50 anos, a comunidade encontrou em Nossa Senhora da Salette o colo materno e poderosa intercessora junto a Deus sobre o trabalho com a terra. A cada ano, mesmo com dificuldades, todos são convidados a louvar a Deus, renovando a fé de colher aquilo que com esperança é plantado.

A Festa da Vindima abre a safra da Uva em Garibaldi e celebra o dia Municipal da Videira.

Com informações e fotos de Alessandro Debiasi e Aline Bortolini/Pascom