Paróquia Santo Antônio e Setor Diocesano da Juventude preparam procissão luminosa em Bento Gonçalves

Na próxima segunda-feira, 11 de março, a partir das 19h30, acontece o primeiro evento oficial externo da 146ª Festa de Santo Antônio, de Bento Gonçalves. A procissão luminosa quer envolver as crianças, adolescentes e jovens das escolas católicas e da Catequese, além de suas famílias.

A concentração inicia às 19h, junto à Praça Centenário, na rua Félix da Cunha. Naquele espaço também irá acontecer a distribuição das velas preparadas pela equipe de festeiros. Logo depois, às 19h30min, a caminhada começa e segue pela rua Félix da Cunha até a rua Marechal Floriano. Será realizada uma parada na esquina da Marechal Floriano com a rua General Osório. A caminhada segue pela Rua Marechal Deodoro, até o Santuário Santo Antônio.

A 146ª Festa de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, que terá seu ponto alto em 13 de junho, traz como lema: “Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade”, baseado na temática da Campanha da Fraternidade 2024. Por isso, o primeiro evento acontece exatamente no tempo da Quaresma. No evento do ano passado, foram aproximadamente 1 mil pessoas.

A Procissão Luminosa também será solidária, porque tanto na concentração junto à Praça Centenário, quanto no estacionamento do Santuário Santo Antônio, será possível doar alimentos não perecíveis. Eles serão destinados à Casa Pão dos Pobres da Paróquia Santo Antônio, que atende a mais de 400 famílias por mês.

Abertura da pré-Jornada Diocesana da Juventude

Neste ano de 2024, além de envolver os estudantes dos colégios e os catequizandos de toda a Paróquia, a procissão luminosa será um pouco diferente: em 31 de agosto, no distrito de Faria Lemos, acontece a 8ª Jornada Diocesana da Juventude (por aqui chamada de JTchêJ), que é itinerante e já passou por Caxias do Sul, São Marcos, Garibaldi e, em 2023, foi realizada no Santuário de Caravaggio.
Para que a Jornada não se torne apenas um evento, a organização da juventude da Diocese de Caxias do Sul propõe a realização de uma “pré-Jornada” na cidade que vai acolher o encontro. E, entre os jovens, os festeiros e os padres, ficou definido fazer a abertura durante a procissão luminosa da 146ª Festa de Santo Antônio. Portanto, há expectativa superar o número de participantes de 2023.

A Jornada Diocesana tem três símbolos: uma cruz de madeira de 2,5m de altura, um quadro de Nossa Senhora e uma pequena capelinha do Beato Carlo Acutis (tido pelo Papa Francisco como padroeiro dos que atuam com a internet). Os símbolos estarão expostos sobre um palco, junto ao calçadão da Prefeitura. À noite, durante o evento, quando a procissão chegar em frente à Prefeitura será feita a abertura da pré-Jornada e, a partir daí, os símbolos seguem a procissão até o Santuário Santo Antônio. Na igreja serão realizadas algumas orações e a bênção dos pãezinhos de Santo Antônio, que serão distribuídos aos participantes.