Prefeitura Municipal emite nota oficial sobre irregularidades em canil municipal

A Prefeitura de Farroupilha, através da Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal, emitiu na manhã desta quarta-feira, uma nota oficial explicando sobre o flagrante de irregularidade no canil de Farroupilha, constatada pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), na tarde da terça dia 26.

CONFIRA NA ÍNTEGRA A NOTA OFICIAL

A causa animal tem recebido total atenção da gestão municipal de Farroupilha. A atual administração recebeu o canil em uma situação crítica e tem promovido uma série de adequações e melhorias no local, além de ter registrado importante crescimento nos números envolvendo a assistência aos animais.

Nos primeiros três anos da atual gestão, o número de castrações foi de 1.137, um aumento de 168% em relação aos três anos anteriores; o número de denúncias averiguadas foi de 1.988, sendo 324% a mais do que nos três anos anteriores; e o número de adoções neste mesmo período cresceu 982%, chegando a 725 adoções. Diante disso, em relação à ação do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar no local, a Coordenadoria de Proteção Animal esclarece que:

– Quando assumiu, a atual gestão encontrou o canil em situação precária, sem regularização e, até mesmo, sem acesso direto à água. A partir disso, foram iniciadas diversas ações de melhorias e visando a regularização do local, com investimentos iniciais de mais de R$ 200 mil, entre elas o cercamento, o sistema de fornecimento de água e a adequação das baias e da área para atendimento médico dos animais.

– Está em fase de orçamentação e em breve será aberta licitação para a implementação de um sistema de biodigestão de resíduos, para descarte dos dejetos. Enquanto isso não ocorre, é feita de forma permanente a limpeza das fossas para onde são encaminhados os dejetos.

– Em relação aos corpos dos animais que morrem, há um convênio com uma clínica para o encaminhamento. Ou seja, na atual gestão não ocorreu nenhuma ocorrência relacionada a enterro de corpos na área do canil. Cabe esclarecer que os restos de animais encontrados no local não tiveram a identificação referente a qual animal se tratava e nem quando isso pode ter ocorrido.

– Apesar de ainda carecer de melhorias, parte delas já realizadas e outras que já estão em fase de orçamentação, conforme explicado anteriormente, o canil municipal de Farroupilha vem passando por importantes mudanças e tem sido administrado de forma responsável e transparente. Todos os esforços possíveis seguirão sendo feitos para garantir o melhor atendimento e assistência aos animais que necessitam desse cuidado no município.