Regional Sul 3 prepara Assembleia da Ação Evangelizadora para recepcionar as novas Diretrizes da CNBB
A Igreja Católica no Rio Grande do Sul se reúne, entre os dias 26 e 28 de junho, em Santa Maria, para a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora (ARAE), promovida pelo Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro reúne arcebispos, bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, além de leigos e leigas que atuam nas diversas frentes de evangelização nas dioceses gaúchas.
Neste ano, a assembleia é marcada por um profundo significado espiritual e histórico, ao celebrar também os 400 anos das Missões Jesuítico-Guarani, memória viva do ardor missionário que marcou o início da evangelização no Rio Grande do Sul e que continua a inspirar a ação da Igreja nos dias de hoje.
Tendo como tema central as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil 2026-2032, a Assembleia será um espaço de escuta, reflexão e discernimento pastoral. Inspirados pelas Diretrizes e pelo caminho sinodal da Igreja, os participantes irão aprofundar os principais capítulos do documento e dialogar sobre os desafios e perspectivas da evangelização na realidade atual e, juntos, indicar caminhos concretos para o fortalecimento das comunidades eclesiais missionárias, comprometidas com a vida, a dignidade humana e a construção de um mundo mais fraterno e solidário.
A programação tem início na noite de sexta-feira, dia 26 de junho, com a acolhida dos participantes, seguida de um momento celebrativo em memória dos 400 anos das Missões Jesuítico-Guarani e da adoração ao Santíssimo Sacramento.
No sábado, dia 27, o dia será dedicado ao aprofundamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, com momentos de oração e espaços de partilha por meio da “conversação no Espírito”, método que favorece a escuta atenta e o discernimento à luz da fé. O dia encerra com a celebração da Eucaristia, fonte e ápice da vida cristã, e com a reflexão sobre os caminhos pastorais para a Igreja no Rio Grande do Sul.
No domingo, dia 28, a ARAE segue com comunicações e encaminhamentos pastorais, sendo concluída com a celebração da Missa de envio na Basílica da Medianeira, em unidade com o Encontro Inter-regional de Diáconos do Sul.
Realizada anualmente, a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora é um importante momento de comunhão eclesial, participação e renovação missionária. Em sintonia com a Igreja no Brasil e no mundo, a Assembleia da Ação Evangelizadora reafirma o chamado de todos os batizados a serem discípulos missionários, testemunhas da esperança e construtores do Reino de Deus na realidade do povo gaúcho.
Programação terá reunião dos bispos e encontro com os provinciais e coordenação da CRB/RS
A programação da semana inclui ainda a reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER), na quinta-feira, dia 25, e o encontro entre bispos, superiores maiores e a coordenação da Conferência dos Religiosos do Brasil no Rio Grande do Sul (CRB/RS), fortalecendo os laços de comunhão entre o episcopado e a vida consagrada, em espírito de corresponsabilidade e serviço ao Evangelho.
Dom Leomar Brustolin, presidente do Regional Sul 3 da CNBB, destaca a importância destes dias de encontro, reflexão e organização pastoral para a vida da Igreja no RS: “Será um momento de oração, escuta, diálogo e discernimento sobre os caminhos da evangelização no nosso tempo”.



