Representantes da Federação de Esportes para Surdos de Gana visitam Caxias do Sul

Na manhã desta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, o Comitê Organizador da 24ª edição das Surdolimpíadas de verão, recebeu representantes da Federação de Esportes para Surdos de Gana (GDSF). A comitiva ganesa, composta por três integrantes, foi recebida pelo CEO do comitê Organizador, Richard Ewald.

Estão em Caxias do Sul, que sediará os jogos surdolímpicos entre 1º e 15 de maio deste ano, Hubert Leo Mensah, que é um oficial encarregado pelo desenvolvimento do esporte de Gana, Samuel Amoah, membro do Comitê Executivo e responsável pelo planejamento de delegações em duas Surdolímpiadas e Bernard Kuma, secretário geral da Federação. O objetivo da vinda a Caxias do Sul é conhecer a cidade e entender melhor como acontecerão as Surdolimpíadas, a fim de que possam levar informações necessárias para o governo do país africano, para que este possa ajudar da melhor forma possível todos os atletas ganeses que disputarão os jogos.

De acordo com Amoah, cerca de 70 atletas de Gana devem vir para os jogos em Caxias do Sul. A delegação ganesa vai participar de esportes como volêi masculino, handebol masculino, atletismo, judô, taekondo, wrestling (luta livre), ciclismo e boliche. Além de buscar informações importantes sobre a 24ª Surdolimpíadas, os representantes de Gana aproveitarão a estadia na cidade para avaliar e definir um local de hospedagem na região para a delegação ficar concentrada durante a competição, em maio.

SOBRE AS SURDOLIMPÍADAS

A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê
Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.

A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos. Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber 6.500 pessoas entre surdoatletas e comissões técnicas e equipes de mais de 90 países.
Como marco histórico, o Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos
Surdolímpicos de Verão, que será também o maior evento poliesportivo já realizado no Rio
Grande do Sul. Fonte: MSartori – Assessoria em Comunicação.

Foto: Geremias Orlandi