Rota dos Capitéis inicia processo de sinalização do roteiro de fé

O projeto “Rota dos Capitéis, Caminhos da Imigração e da Fé” que está em execução desde o momento da sua criação, no ano de 2020, oficializou o início da etapa de sinalização do roteiro, em um ato realizado na manhã da sexta-feira, dia 5 de julho, em Bento Gonçalves, no local em que determina o início e o fim do percurso, a Igreja de Santo Antônio.

Em um ato simbólico, foi instalada a primeira placa de sinalização do roteiro turístico, cultural e religioso que passará 10 municípios (Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza).

Ao todo, são cerca de duas mil placas de sinalização viárias, painéis técnicos (com informações para uma melhor experiência do participante e um QR code para acessar o site provisório), painéis culturais (descrevendo um resumo de como surgiu cada instituição) além de guia de navegação.

Ao todo, 252 capitéis, 175 capelas, 23 grutas, 16 igrejas e duas ermidas, totalizando 468 construções religiosas, foram mapeados. Ao todo, o roteiro contará com 33 rotas circulares, que começam e terminam no mesmo ponto, abrangendo o máximo do território de cada um dos 10 municípios, somando 866 quilômetros. Além disso, haverá uma rota regional, que iniciará em Bento, passando pela sede de cada uma das cidades, totalizando 330 quilômetros.

Ouça a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Eliane Dal Ponte: