Santuário de Caravaggio recebe 60 mil peregrinos no primeiro dia da 143ª Romaria
O primeiro dia da 143ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio reuniu 60 mil pessoas no Santuário nesta quinta-feira, 26, segundo a Brigada Militar. A peregrinação iniciou ainda no início do dia, por volta de seis horas da manhã, quando a chuva que caiu na madrugada ainda permanecia, dando sinais de que os peregrinos teriam pela frente mais um desafio. O maior número de romeiros aconteceu nas primeiras horas da manhã no deslocamento a pé pela Estrada dos Romeiros. Aqueles que foram por meio de veículos chegaram mais tarde para a missa das 10h30, lotando os estacionamentos.
A primeira missa aconteceu às 6h da manhã, seguida das celebrações das 7h, 8h e 9h. Um dos momentos mais esperados pelos romeiros foi a missa campal das 10h30, celebrada pelo bispo diocesano Dom José Gislon. A programação religiosa também foi marcada por missas às, 13h, 15h e 17h, com a Récita do Terço às 14h. Mais de uma dezena de padres concelebraram a Eucaristia, que marcou o dia 26 de maio, quando a Igreja faz memória litúrgica de Nossa Senhora de Caravaggio. Durante toda a manhã, segundo estimativa da Brigada Militar, mais de 25 mil pessoas passaram pelo complexo do Santuário.
No Ambulatório atendido pelos profissionais do Pró-Saúde de Farroupilha, foram realizados 16 atendimentos relacionados à tonturas, pressão baixa ou desconforto muscular. Já no transporte, Caxias/Farroupilha, 16 ônibus transportaram os romeiros e Farroupilha/Caxias foram 128 veículos. Já do centro de Farroupilha até o Santuário 500 passageiros utilizaram o transporte e na linha de Bento Gonçalves, 50 usuários.
Com o tema “Mãe, que és fonte de sabedoria, acolhedora e misericordiosa, o nosso coração de peregrinos, movidos pela fé e no silêncio, quer ouvir as palavras encorajadoras que disseste a Joaneta”, foi a motivação do bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, na homilia da Missa campal do primeiro dia da Romaria.
Em sua mensagem de agradecimento, ao final da celebração, o reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, salientou a figura de Maria que chama à construção da paz. “Aqui em Caravaggio foi acesa a tocha das surdolimpíadas e aqui aconteceu a prova de ciclismo. Como Nossa Senhora sempre atualiza a sua mensagem para os homens e mulheres, na prova de ciclismo, uma atleta ucraniana ganhou a medalha de ouro. Maria quer trazer essa mensagem de paz aos corações, reformar nossos corações e trazer paz às famílias, às nações e unidade à Igreja”, exclamou.
A programação da 143ª Romaria de Caravaggio segue até o domingo, dia 29, com diversas celebrações, récitas do terço, bênçãos e confissões, junto ao Santuário Diocesano, em Farroupilha. Neste ano, a Romaria tem como tema: “Fonte de sabedoria, rogai por nós!”.
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
Dia 27 de maio (Sexta-feira)
Missas: 9h, 10h30, 15h, 16h e 17h
Terço: 14h
Dia 28 de maio (Sábado)
Missas: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h
Terço: 14h
Dia 29 de maio (Domingo)
Missas: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h
Terço: 14h
Confira as fotos do primeiro dia da Romaria 2022:
Fotos: Neimar De Cesero