Simecs anuncia os novos agraciados com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera

A mais importante premiação do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera deste ano destaca três nomes de histórias de sucesso no setor. Os agraciados de 2023 com o Mérito são os empresários Fernandes Lucena (empresa Sabresul), James Eduardo Bellini (Marcopolo) e Paulo Spanholi (Sul Corte). A premiação, em sua 29ª edição, será entregue em evento organizado pelo Simecs no dia 24 deste mês.

Na mesma ocasião também serão entregues duas premiações especiais criadas pelo Simecs para reconhecer novos talentos e projetos inovadores na indústria. O empresário Franco Cioato (empresa V12 Veículos Especiais) receberá o troféu Jovem Empreendedor Industrial, e Vanderlei Argenton (AZS Soluções e Tecnologia Ltda) será agraciado na categoria Projeto Inovador. “Com o Mérito Gigia Bandera reconhecemos pessoas que fazem parte da história de Caxias do Sul e da nossa indústria. Fernandes Lucena, James Bellini e Paulo Spanholi nos dão diariamente exemplos de trabalho, empreendedorismo e inovação. São contribuições importantíssimas que ajudam a desenvolver a nossa economia e que sempre buscam o que há de mais inovador para projetar a cidade nacionalmente e internacionalmente”, afirma o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler. “Também é um orgulho muito grande poder reconhecer projetos inovadores como os realizados pela AZS, do Vanderlei Argenton e do Franco Ciático, da V12 veículos Especiais”, complementa Rezler.

O dirigente afirma que os agraciados com o Mérito Gigia Bandera têm trajetórias que demonstram sua preocupação constante com o futuro e com a construção de um mundo melhor para todos. Ideias que estão totalmente interligadas à campanha recém lançada pelo Simecs: a indústria tá em tudo.

Uma referência em empreendedorismo

Criado em 1987, o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera homenageia a pioneira da indústria em Caxias, Luigia Carolina Zanrosso Eberle, imigrante italiana que veio com a família para o Brasil no século 19. Foi a primeira mulher a trabalhar na funilaria como empresária e se tornou ícone do empreendedorismo industrial. Posteriormente seu filho, Abramo Eberle, expandiu os negócios.
A premiação ocorre no mês do 68º aniversário do Simecs, que representa em 17 cidades da região mais de 4,5 mil empresas. Juntas, elas faturam cerca de R$ 50 bilhões anuais.

Agraciados com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera:

Fernandes Lucena (Sabresul)
É executivo na empresa Sabresul (sucessora da Eberle Mundial na fabricação de espadas e espadins para as Forças Armadas, para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), formado Mecânico Torneiro pelo Senai, com graduação em Engenharia (Universidade de Caxias do Sul) e pós-graduação em Engenharia de Segurança.

James Bellini (Marcopolo)
CEO da Marcopolo (2018 a 2023), atualmente preside o Conselho de Administração da companhia. É administrador de empresas (UFRGS). Já havia atuado na Marcopolo no início da década de 90 até o ano de 2005, e foi diretor de Mercado Internacional. Em 2021, foi vencedor da categoria Liderança Empresarial/Fornecedores do Prêmio AutoData, reconhecido como Personalidade de Marketing pela ADVB/RS. Em 2023, foi reconhecido pela Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina.

Paulo Spanholi (Sul Corte)
É fundador e presidente da Sul Corte Importadora de Ferramentas Ltda, tem formação em Tecnologia em Processos Gerenciais (Universidade de Caxias do Sul). Esteve à frente de diversas entidades. Foi conselheiro e presidente do Recreio da Juventude, presidente e conselheiro da Comissão Social da Festa da Uva. Conselheiro da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC), conselheiro…