Vereadores debatem com deputados federais fornecimento de energia elétrica em Farroupilha

A sessão da Câmara de Vereadores de Farroupilha desta segunda-feira, 02, aconteceu com a participação de quatro deputados federal para debater o descontentamento de grande parte da população referente ao atendimento da empresa Rio Grande Energia (RGE), por conta das frequentes quedas de luz em áreas rurais e os prejuízos causados pela mesma. No encontro, os vereadores pediram que os parlamentares intervenham junto à Agência Nacional Energia Elétrica (ANEEL) frente aos serviços realizados pela fornecedora em Farroupilha. A ANEEL é a agência reguladora dos serviços de energia elétrica, que por sua vez também responde pela fiscalização dos mesmos.

Para o debate, estiveram presentes os deputados Federais Heitor Schuch (PSB), Márcio Biolchi (MDB), Maurício Dziedricki (Solidariedade) e Pompeu de Mattos (PDT). Também esteve presente o representante da OAB de Farroupilha, o advogado Isaias Girardi. O tema foi apresentado na Sessão pelo vereador Roque Severgnini. Conforme o parlamentar, as manifestações representadas pelo Poder Legislativo foram direcionadas à empresa, sendo tema de sessões e reuniões, porém constata-se que os resultados apresentados pela RGE estão dentro dos padrões exigidos na ANEEL. Desta forma os vereadores cobram, através dos deputados federais, uma revisão da Agência quanto aos padrões de atendimento no setor.

Por suas vezes, os deputados entendem a ação da Câmara Municipal como uma política de resultados, a qual estreita os laços entre os parlamentos. Dispostos a ajudar, buscarão junto a ANEEL uma audiência virtual a fim de tratar dos tempos de resposta aos atendimentos regulamentados pela Agência e possíveis indenizações aos consumidores.

Representantes da RGE estiveram presentes na Sessão mantendo-se a disposição dos deputados para qualquer esclarecimento da parte dos parlamentares federais. Os deputados se comprometeram em levar a demanda para Brasília e estender o assunto para outros parlamentares gaúchos. Também foi cobrado dos parlamentares congressistas a intervenção do Ministério Público e sugerido que os consumidores passem a buscar na justiça o ressarcimento dos prejuízos.

Foto: José Theodoro

Sair da versão mobile