122ª Romaria Votiva: primeiro dia da novena com a Paróquia de Pinto Bandeira

O Santuário de Caravaggio promoveu na noite desta segunda-feira, 24, a primeira celebração preparatória a 122ª Romaria Votiva, acolhendo a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira. A missa foi presidida pelo Padre Luiz Antonio Mascarello, juntamente com os sacerdotes do Santuário. Nesta terça-feira, 25, às 20 horas, a missa terá a presença da Paróquia São Pedro e São Paulo, de Nova Roma do Sul.

A programação da 122ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, ocorre tradicionalmente no dia 2 de fevereiro e celebrará o trabalho dos agricultores e a devoção por Nossa Senhora de Caravaggio. A festa também lembrará a importância do cuidado com a vida e o meio ambiente por meio do lema: “Viver a vocação de guardiões da obra de Deus”.

A programação iniciou no dia 24 de janeiro com as celebrações preparatórias, que ocorrem no Santuário com a participação de moradores de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul e Farroupilha, totalizando nove encontros. O dia festivo, 02 de fevereiro, contará com missas, récita do terço e bênção das máquinas agrícolas.

Confira as fotos da celebração com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia:

Confira o vídeo com o Pe. Luiz Antonio Mascarello:

PROGRAMAÇÃO 122ª ROMARIA VOTIVA

NOVENA PREPARATÓRIA

Local: Santuário de Caravaggio, com a presença das comunidades.

25/01, às 20h: Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
26/01, às 20h: Paróquia Santo Antônio (Forqueta, Caxias do Sul)
27/01, às 20h: Paróquia São Marcos (Farroupilha)
28/01, às 20h: Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
29/01, às 18h: Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio (Farroupilha)
30/01, às 20h: Paróquia Jesus Ressuscitado (Farroupilha)
31/01, às 20h: Paróquia Jesus Bom Pastor (Farroupilha)
01/02, às 20h: Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Farroupilha)

DIA FESTIVO: 02 DE FEVEREIRO

8h – Santa Missa
9h30 – Santa Missa Solene com bênção às máquinas agrícolas
15h – Santa Missa
17h – Santa Missa
18h – Santo Terço

HISTÓRIA DA ROMARIA VOTIVA

No final do século XIX, Farroupilha e região enfrentaram uma grande estiagem. Já eram cerca de seis meses que não chovia. No dia 02 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para implorar a graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram a Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora.

No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa ou Romaria Votiva, que ocorre anualmente no dia 02 de fevereiro.

Fotos: Leandro Ávila