“A Missa vai mudar?” foi o tema que guiou a primeira noite da Semana Teológica da Diocese de Caxias do Sul

A primeira noite da Semana Teológica promovida pela Escola de Teologia e Bíblia da Região Pastoral de Caxias do Sul reuniu cerca de 520 pessoas, no auditório do Colégio São José, em Caxias do Sul, na segunda-feira, 30 de outubro. Com o tema: “A Missa vai mudar? A 3ª edição típica do Missal Romano para o Brasil”, a formação foi conduzida pelo bispo emérito da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, e membro da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a tradução dos textos, Dom Armando Bucciol.

O momento de oração inicial foi conduzido pelo pároco da Catedral Diocesana de Caxias do Sul – Paróquia Santa Teresa D’Ávila e coordenador da Escola de Teologia e Bíblia, padre Volnei Vanassi. Logo depois, o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, deu abertura ao evento e apresentou o assessor da formação nas noites de segunda e terça-feira, dias 30 e 31 de outubro. “Como Igreja, povo de Deus, iluminados pelo caminho sinodal, queremos ajudar nossas comunidades a rezar e se aproximar mais do Senhor da vida”, salientou.

Na sequência, Dom Armando Bucciol iniciou sua exposição sobre o trabalho da Comissão para a Liturgia da CNBB na tradução da nova edição do Missal Romano para a Igreja no Brasil, que durou 20 anos. A explanação inicial abordou a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, sobre a Sagrada Liturgia, publicada em 04 de dezembro de 1963, fruto do Concílio Ecumênico Vaticano II, que reformou a liturgia.

O segundo momento da exposição do bispo foi sobre a história do Missal Romano e sua construção ao longo dos séculos. Assim, passou a relatar sobre o trabalho de duas décadas de revisão e tradução dos textos originais do latim para a 3ª edição típica do Missal Romano para a Igreja no Brasil. Dom Armando atuou por 16 anos nesta missão. “Muitas vezes, numa oração, em seis ou sete pessoas, demorávamos mais de meia hora para encontrar as palavras mais adaptadas para sermos fiéis ao latim e, ao mesmo tempo, utilizar uma linguagem mais compreensível para o povo”, salientou.

A formação com Dom Armando Bucciol segue nesta terça-feira, dia 31 de outubro, às 19h30min, com o tema: “A beleza da liturgia na ótica da Carta Apostólica Desiderio Desideravi, do Papa Francisco”. Já a terceira noite, quarta-feira, 1º de novembro, também a partir das 19h30min, irá refletir sobre o tema: “10 anos de pontificado de Francisco: comunhão, participação e missão”.

Para participar do ciclo de formações, o valor é de R$ 10,00 e as inscrições podem ser feitas na hora, na entrada do auditório Colégio São José. Texto: Assessoria de comunicação da Diocese!