Ações durante o mês provocam farroupilhenses para cuidar do meio ambiente

Com objetivo de provocar o debate e despertar a comunidade para a necessidade de desenvolver ações e boas práticas, visando a preservação do meio ambiente, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Farroupilha, está com uma programação durante todo o mês de junho. São palestras, coletas de resíduos e oficinas. A primeira ação foi no dia 03 de junho com a coleta de vidros, cartonados, óleos de cozinha usado, tampinhas, alumínio, esponja usada e blister de medicamentos, que ocorreu na rua 14 de Julho, esquina com a Thomas Edison.

Nesta terça-feira, 07, haverá a primeiras das quatro palestras sobre dúvidas ambiental direcionadas aos moradores da zona rural. Este evento é ministrado pela equipe técnica da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente. O encontro acontecerá no Ginásio do Saturno em Caravaggio. Mais três acontecerão até o final do mês: dia 14 de junho, na comunidade de Santo André, no 2º Distrito, dia 21 em Nova Sardenha, 3º Distrito e no dia 28 em Nova Milano, 4º Distrito.

A programação ainda contempla ações de conscientização ambiental, com oficinas de triagem e brincadeiras, realizadas pela Associação de Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Salto Ventoso, Associação Farroupilhense de Proteção Ambiental (Afapan) e Universidade de Caxias do Sul (UCS). O encontro acontecerá no salão da comunidade do bairro São José, no dia 17 de junho. Já no dia 24 de junho o evento estará a cargo do Grupo Escoteiro Guaracy 78, Afapan e Simplás, na Escola do bairro Primeiro de Maio.

Em sua participação no Jornal da Manhã desta quarta-feira, 07, na Rádio Miriam Caravaggio 95.7 FM, a secretária Cristiane Girelli, disse que a programação foi montada para o mês todo, com o foco nos resíduos. Ela entende que em uma realidade em que a maior interferência é das pessoas, o grande problema é com o resíduo gerado e mal descartado. “Tem um trabalho gigantesco há muitos anos em escolas e com crianças e a gente sempre fala que a criança é esperança do mundo, ela leva para casa a informação, e, efetivamente é, porém, a gente vê que está muito devagar, está muito mais devagar do que precisa para a gente garantir o futuro das próximas gerações”, avalia.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente da secretaria, Tatiane Tuchtenhagen Kiesow, entende que ainda é possível fazer algo pelo meio ambiente e é essa esperança que mobiliza a secretaria a ter essas ações durante o mês. Ela explica que a pasta realiza diversas atividades durante o ano, entre elas, a coleta de resíduos de vidros, cartonados, óleos de cozinha usado, tampinhas, alumínio, esponja usada e blister de medicamentos, sempre no primeiro sábado de cada mês e as quatro campanhas de coleta de resíduos eletrônicos, “A gente dá opções para que as pessoas possam descartar seus resíduos gerados dentro de suas residências de forma adequada”, explica.

Ouça áudio: Cristiane Girelli e Tatiane Tuchtenhagen Kiesow