Aqui é Meu Lar desse sábado visita a agricultora e nutricionista Tatiana Boakoski

A Miriam Caravaggio 95.7 FM, veicula neste sábado, 29, o quinto programa “Aqui é Meu Lar”, com o tema “Essas Mulheres”, que trata do protagonismo feminino na agricultura e aborda o trabalho da mulher no interior, com sua visão empreendedora, capacidade de gestão, as dificuldades e os avanços diante de uma sociedade conservadora e preconceituosa. O destaque da entrevista é Tatiana Salete Boakoski, moradora de Nova Sardenha, 3º Distrito de Farroupilha. Uma agricultora e nutricionista.

Tatiana nasceu em Alpestre e, com três anos de idade, migrou para Farroupilha com seus pais. Durante sua juventude morou no perímetro urbano de Nova Sardenha e chegou a trabalhar em uma fábrica de Móveis. Entrou na agricultura depois que se casou com Fábio Pegoraro, há 17 anos. O casal tem quatro filhos, Mônica, 16, Dênis, 12, Sara, 04, e Sofia, seis meses. Logo que casou se dedicou à agricultura, mas com o passar do tempo se formou em Nutrição pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e hoje atua na área desde que concluiu o curso em 2017. Todas as semanas faz expediente junto ao consultório na sede do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar). Também tem um consultório em casa e atende normalmente à noite as pessoas que não conseguem durante o dia.

Fábio Pegoraro nasceu em Nova Sardenha na mesma propriedade onde mora com os filhos e a esposa. A terra é a mesma que era do avô, que ao ir morar na cidade, deixou o imóvel para os pais de Fábio e eles seguiram na agricultura. Agora, Fábio e um irmão dão sequência à história da família na agricultura. A área de 16 hectares foi dividida entre os dois irmãos. Na propriedade de Fábio cultiva-se parreira das variedades Moscato Branco Vinífero, Niágara Branca e Bordô, em uma área de três hectares e mais o plantio de milho em mais três hectares. A plantação do cereal é completada com o arrendamento de outra área próxima. Um aviário com capacidade para 22 mil frangos a cada lote, no sistema integrado, completa a atividade da família, que entrega as aves para o Frigorífico Chesini.

Mesmo seguindo a área da nutrição, Tatiana não deixa de ajudar o marido nas atividades da agricultura, por entender que é um tipo de trabalho que não se faz só, é preciso envolver a família. Ela conta que sempre foi um desejo de seus pais, para que buscasse uma profissão e não se limitasse em ser somente uma dona de casa. Também foi com o intuito de ajudar a sua família, que decidiu buscar uma profissão e na ocasião surgiu a oportunidade de fazer nutrição. A escolha, segundo ela, foi por entender que é uma qualificação que independente de trabalhar na área, ou não, é útil para ser aplicada no dia a dia na família. “É um conhecimento que é para a vida, é para a saúde”, explica.

Mônica é a filha mais velha, tem 16 anos e estuda na Colégio São Tiago. Ela pretende seguir a carreira de professora na área de Letras. Por enquanto, ajuda os pais nas atividades da casa e na agricultura. Mesmo não tendo planos de seguir como agricultora ela entende que o setor tem grande potencial e oportuniza muitas atividades, embora não se tenha esse reconhecimento por parte da sociedade. Mônica não poupa elogios à mãe. “Eu vejo ela como ídolo para mim hoje, eu me espelho nela, vejo as coisas que ela faz. Vejo como ela faz, às vezes eu ajo de maneira que eu mesma não entendo porque fiz isso, porque eu agi assim?. Daí eu vejo minha mãe agindo assim, eu penso então é por isso que eu sou assim. É alguém que me incentiva muito e que sempre está do meu lado”, emociona-se.

Tatiana entende que para a mulher sempre é um desafio maior: cuidar da casa, trabalhar na roça e cuidar dos filhos. Defende que elas precisam continuar lutando pelos seus espaços, no entanto acredita que as próprias mulheres às vezes não apoiam as lutas. Esse sentimento de pertence ela quer passar para a filha, como educação, aprendizado e crescimento. Aconselha que é preciso ir à luta. “Tem que buscar, tem que ir atrás, não é fácil, nem ficar em casa é fácil. O trabalho do lar é um trabalho bem cansativo. Se a mulher quer e precisa algo a mais na vida, eu acredito que tem que ir atrás, não dá para esperar pelo marido. O marido pode apoiar, ou não, mas se você não se determinar, buscar por si, ninguém vai fazer isso por ti. Então tem que correr atrás e assimilar tudo”, conclui.

Tatiana também ministra uma oficina por mês junto ao Sintrafar, com orientações sobre alimentação saudável. A mesma proposta é levada também para as comunidades do interior com orientações gastronômicas com peixes, assim como oficinas de tortas, doces e salgados, sempre buscando uma alimentação saudável para as famílias. O curso também já foi estendido até o município de São Marcos, mas com a pandemia teve que ser interrompido, mas deve ser retomado.

AQUI É MEU LAR

É um projeto da Miriam Caravaggio 95.7 FM, que propõe aproximar ainda mais a emissora do interior de Farroupilha. Constitui-se em uma proposta específica que envolve esses moradores, com abrangência no município. “Aqui é Meu Lar”, visa discutir a sucessão rural, o protagonismo feminino na agricultura, as condições dos nossos agricultores, envolvimento com as comunidades, o cooperativismo e as políticas públicas e seus direitos.

O programa está em sua quarta edição e é veiculado nos meses de outubro, novembro e dezembro, aos sábados, às 10 horas, na sintonia 95.7 FM, site e aplicativo. A produção e captação do conteúdo, imagens, áudios e vídeos, incluem uma peregrinação semanal pelo interior para conversar com as famílias. Cada ano é definido um tema, em 2019 “Sucessão Rural”, 2020 “O envolvimento das famílias com as comunidades do Interior”, 2021 “Cooperativados: uma relação mútua” e 2022 “O protagonismo feminino na agricultura. Essas Mulheres”.

Confira as fotos da propriedade de Tatiana Salete Boakoski:

Tatiana faz o convite para acompanhar o programa:

 

OUÇA O PROGRAMA COMPLETO – 29/10/2022
https://miriamcaravaggio.com.br/wp-content/uploads/2022/10/TATIANA-NO-AR-29-10.mp3?_=1

 

PATROCINADORES

IMOBILIÁRIA HELENA IMÓVEIS – onde você encontra os melhores imóveis da cidade. Rua Júlio de Castilhos, 478. Telefone (54) 3412 2220 ou 99972 6972.

INF LATINO AMERICANA – atua nas indústrias de álcool de combustíveis e potável, açúcar, cerveja, sucos e nutrição através da Kera. Telefone (54) 2521 3124.

LIVRARIA E PAPELARIA PARANÁ – livros, brinquedos, material de escritório e tudo em material escolar. Rua Júlio de Castilhos, 734, em Farroupilha. Telefone 3261 3667.

COOPERVIL – completa linha de insumos e defensivos agrícolas para a agricultura com orientação técnica. Rua Egídio Zamboni, 277. Telefone 3268 9373.

COSTI COMÉRCIO DE TINTAS – tradição e qualidade em tintas. Rua Júlio de Castilhos, 593, em Farroupilha. Telefone 3268 3681

COOPERATIVA NOVA ALIANÇA – da terra com amor da nossa gente.

Fotos: Gleici Trois e Tatiana Boakoski

Sair da versão mobile