Aqui é Meu Lar deste sábado vai a Linha Ely conhecer os doces e salgados de Silvane Fachini Troes

A Miriam Caravaggio 95.7 FM veicula neste sábado, 08, às 10h, o segundo programa “Aqui é Meu Lar”, com o tema “O protagonismo feminino na agricultura. Essas Mulheres”. O projeto aborda o trabalho da mulher no interior, com sua visão empreendedora, capacidade de gestão, as dificuldades e os avanços diante de uma sociedade conservadora e preconceituosa. O destaque da entrevista é Silvane Fachini Troes, moradora da Linha Ely, 3º Distrito de Farroupilha. A família trabalha no cultivo de uva, laranja e no comércio de lenha. Ela tem um pequeno negócio, a “Encanto e Sabor” e confecciona doces e salgados para alguns estabelecimentos comerciais, mas também atende pedidos para aniversários e festas.

Silvane é natural de Nova Bréscia e se mudou para Farroupilha ainda pequena com os seus pais para residir na Linha Machadinho, mais tarde Desvio Machado e atualmente Linha Ely. Os pais trabalhavam na cidade de origem com suínos e plantação de fumo, mas como os negócios não estavam rendendo, decidiram migrar para a Serra e tentar a sorte com a viticultura. Na sua juventude, trabalhou em supermercados, mais tarde em uma empresa em Carlos Barbosa e foi também costureira. Conheceu Jacinto Luiz Troes na Linha Ely durante passeios em uma irmã que mora na comunidade, mas o namoro só aconteceu mais tarde, resultando no casamento há 24 anos. Hoje o casal tem dois filhos, Ana Caroline e Júnior e mais dois netos, que inclusive ficam aos cuidado de Silvane durante o dia.

A perspectiva de aumentar a renda da família e tornar a vida mais fácil, fez com que Silvane fosse ao encontro de uma de suas paixões, fazer doces e salgados, mas ela conta que não foi muito fácil começar. No início produzia pouco, pois se dividia entre fazer as guloseimas e a atividade da roça. Soma-se a isso, o fato de inicialmente seus produtos não serem conhecidos, mas assim que o tempo foi passando, seus produtos foram aguçando o paladar dos apreciadores e não demorou muito para se tornar preferido do público. Hoje, Silvane se dedica exclusivamente à Encanto e Sabor e sonha em algo maior para seu negócio. A produção é bem diversificada: pães, pizzas, tortas, grostolis, biscoitos coloniais, sonhos e uma linha muito atrativa com biscoitos decorados e casinhas de biscoitos, um “prato cheio” para as crianças.

Silvane conta que sempre procurou fazer algo que não fosse somente esperar pela renda da roça, por isso antes de seu empreendimento, vendia produtos de uma revista o que rendeu aquisição de seu primeiro micro-ondas. Neste mesmo período sua renda também era reforçada com a venda de queijos que ela produzia na propriedade. Mas o ímpeto de empreender fez com que Silvane procurasse junto ao Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar) cursos de geleias, compotas e pizzas.

Uma sugestão dela ao Sintrafar, motivou o sindicato levar um curso de tortas na Linha Ely, ministrado pelo Senar, com a participação das comunidades próximas. Nesta época, um cliente de Caxias do Sul gostou dos seus biscoitos e pediu que passasse a produzir regularmente e até hoje compra a guloseima. A produção de sonhos começou em uma festa junina da escola da filha e não parou mais. Grande parte da venda é por encomenda e pode ser em grande quantidade, mas alguns de seus clientes são fixos.

A Encanto e Sabor é um sonho que se tornou realidade, foi uma longa caminhada até chegar em um negócio rentável. Silvane destaca que por ter participado da segunda turma do Farroupilha Colonial, seu crescimento foi ainda maior, teve certeza daquilo que queria fazer e pode traçar metas. Seu grande desafio agora é transformar a Encanto e Sabor em uma Agroindústria. Sua trajetória até alcançar onde chegou foi marcada por muito trabalho e incertezas, mas nunca faltou dedicação e convicção do que pretendia. “O que eu posso dizer é que não desistam de seus sonhos, viva a cada dia buscando realizar o sonho de cada um. Não tem idade, a idade é apenas um detalhe, ela apenas revela a experiência, então quanto mais idade mais experiência, porque o nosso espírito é jovem sempre”, aconselha. Silvane tinha um sonho, cursar o Ensino Médio e foi buscar esse ano, aos 48 anos de idade.

Jacinto nasceu em São Sebastião do Caí e ainda criança se mudou com a família para Linha Ely, há cerca de 60 anos, se criou em uma  propriedade próximo onde reside. Naquela época a família cultivava parreira e plantava milho, feijão e batata, mas como arrendatária e só mais tarde seu pai adquiriu a terra. Depois que Jacinto casou-se com Silvane, o casal adquiriu uma porção de terra onde construiu a casa que mora até hoje. Jacinto cuida das plantações e Silvane administra o Encanto e Sabor. Nos seus 10,5 hectares, ele cultiva em torno de três hectares de parreira e cinco de madeira para lenha, que produz em torno de 400 metros/ano. A produção de uva das variedades Bordô, Koder, Civilar Tinto e Isabel, rende em média 50 toneladas por ano, sendo entregue para a Basso Vinhos e Espumantes, em Monte Bérico.

Ao lado de Silvane, Jacinto garante que nunca faltará apoio para que ela realize seus sonhos naquilo que pretender fazer, como por exemplo a instalação da Agroindústria. Ele já está preparando o espaço e encaminhando o processo burocrático para o novo empreendimento. Promete ajudar na agroindústria com o fornecimento de uva e outras frutas, mas os clientes também poderão comprar cestas de vimes, confeccionadas por ele próprio de forma artesanal. Jacinto garante que os ítens é de boa qualidade e resgata uma tradição de fazer balaios em vime, quando a peça confeccionada em tamanho maior também era utilizada para colher a uva. Assim, Jacinto e Silvane seguem passo a passo e vão construindo uma história de trabalho, superação e persistência, mas também de conquistas de seus sonhos.

AQUI É MEU LAR

É um projeto da Miriam Caravaggio 95.7 FM, que propõe aproximar ainda mais a emissora do interior de Farroupilha. Constitui-se em uma proposta específica que envolve esses moradores, com abrangência no município. “Aqui é Meu Lar”, visa discutir a sucessão rural, o protagonismo feminino na agricultura, as condições dos nossos agricultores, envolvimento com as comunidades, o cooperativismo e as políticas públicas e seus direitos.

O programa está em sua quarta edição e é veiculado nos meses de outubro, novembro e dezembro, aos sábados, às 10 horas, na sintonia 95.7 FM, site e aplicativo. A produção e captação do conteúdo, imagens, áudios e vídeos, incluem uma peregrinação semanal pelo interior para conversar com as famílias. Cada ano é definido um tema, em 2019 “Sucessão Rural”, 2020 “O envolvimento das famílias com as comunidades do Interior”, 2021 “Cooperativados: uma relação mútua” e 2022 “O protagonismo feminino na agricultura. Essas Mulheres”.

Confira as fotos da propriedade de Silvane Fachini Troes:

Silvane faz o convite para acompanhar o programa:

 

OUÇA O PROGRAMA COMPLETO – 08/10/2022