Assessor de comunicação do Santuário de Caravaggio participa como comentarista da Missa de abertura do Sínodo em Roma

O assessor de comunicação do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, Lerandro Ávila, está realizando um período de estágio na Rádio Vaticano, no setor voltado aos países de Língua Portuguesa e no portal de notícias Vatican News, durante o mês de outubro. Ele está vivendo essa experiência profissional em meio a um momento especial da Igreja Católica: a primeira assembleia do processo do Sínodo dos Bispos 2021-2024, convocado pelo Papa Francisco, com o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Ávila participou, na manhã desta quarta-feira, 04 de outubro, da Missa da memória litúrgica de São Francisco de Assis e abertura da XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos, presidida pelo Papa Francisco. A celebração, na Praça São Pedro, no Vaticano, reuniu mais de 25 mil pessoas. O jornalista, dos estúdios da Rádio Vaticano, no prédio do Dicastério para a Comunicação, acompanhou o apresentador Raimundo Lima durante a transmissão e foi o comentarista do ato litúrgico para as redes sociais e para os países de Língua Portuguesa.

O Sínodo segue até o dia 29 de outubro, em Roma. O processo que culmina com a assembleia de 2023 e outra que será realizada em 2024, iniciou em 2021 com o desejo do Papa Francisco de escutar todas as pessoas, envolvidas com a Igreja ou não, sobre o caminho que a Igreja vem realizando e onde precisa de novos passos. Na Diocese de Caxias do Sul, o processo de escuta envolveu mais de 7 mil pessoas e rendeu uma síntese enviada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, à conferência da Igreja na América Latina e no Caribe e, posteriormente, à Santa Sé.