Atualização do Diretório de Comunicação da CNBB é pauta da Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias

Na noite da quarta-feira, 23 de agosto, aconteceu o décimo quarto encontro da Escola de Comunicadores 2023, concebida numa parceria da Diocese de Caxias do Sul e da Universidade de Caxias do Sul, realizada de forma virtual, com a presença de 13 pessoas. A aula, com a temática “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”, foi assessorada pela doutora em Teologia Sistemático-Pastoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio) e membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB (Grecom), Andréia Gripp.

A assessora, que também é jornalista, iniciou a aula explanando sobre a história do Documento 99 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançado em 2014, como “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”. Andréia participou, na época em que era coordenadora da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Leste 2, isto é, do Rio de Janeiro.

Na sequência, apresentou as razões que levaram a Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB a organizar o Grecom para atualizar do Diretório, nos anos de 2021 e 2022, que fora lançado em maio de 2023. Andréia explicou a logística que o grupo de trabalho utilizou para revisar o documento lançado em 2014 uma vez que as transformações da comunicação, o Magistério do Papa Francisco e da Igreja da América Latina e do Caribe e a pandemia de Covid-19 também trouxeram novas reflexões.

Andréia apresentou um comparativo de ambos os documentos, aquele lançado em 2014 e deste, publicado em 2023. A atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil mostrando os trechos suprimidos do texto, as reformulações, as realocações e as novas redações do texto. O material aborda os desafios e perspectivas pastorais na área da comunicação eclesial e o seu diálogo com a sociedade.

A aula foi concluída com uma importante troca de experiências entre a assessora e os participantes, que destacaram a importância do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e assim colaborar com o processo de comunicação do Evangelho. Texto: Assessoria de comunicação da Diocese.