Biamar investe mais de R$ 60 milhões e projeta crescimento de 50% com novo complexo

Uma das marcas mais importantes no segmento de malhas e tricots do Brasil, a Biamar inaugura neste domingo, 13, o seu novo complexo em Farroupilha, ao lado do tradiocional endereço, na Rua Júlio de Castilhos, 2.003, no bairro Vicentina. Com investimento que ultrapassa os R$ 60 milhões, a empresa familiar terá 22.681,70 m² somente na nova estrutura, sendo ligada ao antigo prédio por meio de um túnel subterrâneo e por uma passarela. Outros 3 mil m² já foram aprovados para construção e as obras devem iniciar em breve.

Dividido em seis andares, o edifício abrigará loja de dois pisos, estoque de produtos a pronta entrega, depósito, setores comercial, financeiro, administrativo, criativo e de marketing, salas de reuniões, auditório para treinamentos e docas para entrada de caminhões. De forma provisória, o espaço acomodará também a tecelagem e passadoria, até a conclusão da ampliação da sede anterior, quando voltarão para o local.

Assinado pela arquiteta Lisana Maggioni, o novo prédio da Biamar foi projetado para oferecer melhores condições de trabalho aos 470 colaboradores e infraestrutura para os 10 mil clientes lojistas ativos da marca. O espaço conta ainda com estacionamento coberto para carros, ônibus e vans e áreas preparadas para excursões comerciais. Com o novo prédio, a empresa vai duplicar a área industrial e quadruplicar o tamanho da loja, com produtos a pronta entrega e 27 caixas para atendimento. Serão geradas 50 vagas de emprego diretas e projeta-se aumentar em 50% o faturamento.

Atualmente, os principais mercados consumidores são os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além dos lojistas, desde 2018 os produtos são comercializados no e-commerce próprio. “Com a ampliação do espaço também poderemos desenvolver e lançar várias outras linhas, algumas das quais já estão em desenvolvimento”, explica o diretor Itacir Ari Marmentini, que divide a sociedade com a irmã, Devilda Marmentini Biazoli, e com o cunhado Segundo Biazoli. Além da Biamar, a companhia é detentora das marcas aBênção, BlackPool e Urbanity.

PRODUÇÃO E NOVOS HORIZONTES

A Biamar conta com 108 teares da empresa japonesa Shima Seiki, uma linha de tecelagem em funcionamento 24 horas e produz mais de 3 mil peças por dia. Os produtos são confeccionados em tecnologia fully fashion, que garante o menor desperdício possível. A designer de moda e coordenadora de Criatividade e Estilo da Biamar, Suélen Biazoli, explica que, neste ano, a grife vai apostar em uma nova forma de lançamentos, até então trabalhados apenas em três coleções macros.

Em janeiro, a marca apresentou o grande lançamento, chamado “Novos Horizontes”, em alusão ao momento da companhia. Em março, junto a inauguração do complexo, a Biamar apresenta a coleção-cápsula “Terra”, com cores intensas, matérias-primas naturais, texturas e modelagens que abraçam. Ainda neste mês, serão lançadas as linhas inéditas de jaquetas de nylon e de botas, aumentando a gama da Biamar Shoes, apresentada em 2021. Neste ano também estreiam no catálogo outras pequenas campanhas e a coleção de verão.

HISTÓRIA DA BIAMAR

A Biamar nasceu em 14 de julho de 1986, a partir do sonho e da habilidade de Devilda, que era costureira, e de Itacir, que era bancário e, no contraturno, auxiliava a irmã. A marca foi registrada a partir da união de seus sobrenomes: Itacir Marmentini, Devilda Marmentini Biazoli e Segundo Biazoli (BIA – Biazoli e MAR – Marmentini). De família simples, eles migraram da Linha Jacinto, interior de Farroupilha, para área urbana em busca de uma vida melhor. Com a ajuda dos pais, Jandir (90 anos) e Maria (falecida em 2018), compraram os primeiros rolos de tecidos para confecção de tiptops e abrigos infantis, que posteriormente deram espaço para modelos adultos.

Nos dois primeiros anos, a confecção ocupava a garagem de 30 m² na casa de Devilda e de Segundo, que na década de 1990 vendeu seu caminhão e se tornou sócio da esposa e do cunhado. Em 1988, o espaço já estava pequeno e a necessidade de contratar funcionários era grande. Foi a partir dali que a Biamar iniciou sua expansão em uma sala comercial próxima e, já nos dois anos seguintes, em 1990, precisou construir o primeiro prédio próprio, com 605 m². Neste período, a marca viu na malharia retilínea uma oportunidade de crescimento e apostou neste mercado.

Em 2000, a Biamar adquiriu o antigo prédio do Calçados Maiolli, no bairro Vicentina, que ficava ao lado da então sede da empresa. Após reformas e melhorias, passaram a atuar no espaço de 2,10 mil m². Nos anos seguintes, sentiram a necessidade de expandir novamente e foram adquirindo locais próximos, ampliando as estruturas nos anos de 2004, 2007 e 2008, até chegar ao último prédio-sede, com 8,1 mil m². De olho na expansão, em 2014 a Biamar adquiriu a área onde inaugura em 2022 seu novo complexo.

Em 2017, estudos e projetos arquitetônicos começaram a ser desenvolvidos e em agosto de 2019 a empresa iniciou a terraplanagem, com a colocação do primeiro pilar em 20 de maio de 2020. “Tudo que a Biamar gera reinvestimos na própria empresa. Tudo que há de melhor e de mais novo em tecnologia de malharia retilínea está na Biamar. Investimos muito para uma entrega impecável ao cliente e ótimas condições aos colaboradores”, conta o diretor e sócio da companhia, Itacir Marmentini.

Informações: Camila Ruzzarin/MCom Comunicação
Foto: Luís Henrique Bisol