Câmara aprova reajuste salarial para os servidores municipais de Farroupilha

A Câmara de Vereadores de Farroupilha aprovou na noite desta terça-feira, 22, o Projeto de Lei 008/2022 de autoria do Executivo Municipal, que concede reajuste salarial de 15,80%, para os servidores municipais que será pago de forma escalonada. Conforme estipula o projeto de lei, a reposição inflacionária será feita ao longo dos próximos cinco meses, tendo o acréscimo salarial de 10% no primeiro mês e 1,3% nos quatro restantes. Além do reajuste, o auxílio alimentação passará para R$ 19 por dia trabalhado.

O valor proposto pelo Executivo Municipal possui a concordância do Sindicato dos Servidores Municipais, o Sismuf, que aguarda pelo reajuste desde 2020, o qual foi congelado por força de Lei nacional, em virtude do impacto econômico causado pela pandemia da covid-19. O aporte é concedido a todo servidor municipal, como professores, operários, agentes públicos do Executivo e Legislativo, e extensivo aos conselheiros tutelares. Com sua aprovação o projeto retorna ao Executivo Municipal para sanção do prefeito Fabiano Feltrin.

Conforme o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sismuf), Diego Tormes, o percentual de 15% não está repondo as perdas desde 2019 que superam a 22%. Neste caso o líder sindical lembra que o prefeito está pagando uma previsão de 5% para este asno e mais 10% retroativo ao ano passado. Ele entende que a proposta não agradou toda a categoria, mas é o que foi possível acordar com a administração e sendo assim os servidores seguem, com seus salários defasados. O reajuste passa a valer a partir de primeiro de fevereiro e por isso já constará na próxima folha de pagamento.

Foto: Divulgação/SISMUF