Conselho de Leigos da Diocese de Caxias do Sul aprofunda reflexão sobre a identidade e missão do leigo

No sábado, 26 de outubro, a Diocese de Caxias do Sul realizou o segundo encontro do Conselho de Leigos e Leigas no ano de 2024. No início, o momento de acolhida e oração ajudou a refletir a partir do Evangelho do XXX Domingo do Tempo Comum, com a passagem da cura do cego Bartimeu. A atividade aconteceu no Centro Diocesano de Formação Pastoral, em Caxias do Sul, contando com a presença de lideranças das Regiões de Pastoral, das pastorais e dos movimentos.

Na abertura, o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, manifestou a alegria de ver a organização dos leigos e ressaltou a necessidade de fortalecer ainda mais o Conselho como espaço de construção e formação para todos os batizados. Logo após, Edison Jardim de Oliveira, que faz parte da coordenação do Conselho do Laicato do Brasil no Regional Sul 3 da CNBB conduziu uma assessoria com o tema: “Vocação, identidade e missão da leiga e do leigo na Igreja”, abordando a importância e o papel dos leigos na missão evangelizadora.

Após o intervalo foi exibido para os participantes o quarto episódio da série documental dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul: “Vocações para formar Igreja e Sociedade”, que aborda o trabalho com as vocações sacerdotais, religiosas e leigas na Serra Gaúcha. O momento teve sua conclusão com uma oportunidade para os conselheiros compartilhassem suas perspectivas e necessidades em relação às ações do laicato na Diocese.

O coordenador diocesano de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, apresentou o material desenvolvido pela Coordenação para a escuta e organização do novo Plano Diocesano de Pastoral, sendo essa fase de visita às quase mil comunidades das Regiões de Pastoral até o mês de junho de 2025. O encontro foi finalizado com comunicados e o envio dos participantes, reforçando o compromisso com a missão laical e o serviço à comunidade.

Com informações assessoria de comunicação da Diocese.