Cooperativa Vinícola Garibaldi requalifica espaço e lança roteiro enoturístico inspirado nas quatro estações

O impacto do outono, do inverno, da primavera e do verão sobre as videiras foi escolhido como temática do novo roteiro enoturístico, lançado juntamente com a requalificação do Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi. A novidade foi apresentada nesta terça-feira, 24, em evento com a presença da direção, autoridades e imprensa regional.

Logo no início do roteiro, intitulado ‘Uma história para degustar’, os turistas ficam sabendo da importância de cada estação do ano para as videiras. Durante o percurso, em meio a pipas de até 90 anos, os visitantes têm contato com imagens, utensílios e outros recursos que lhe ajudam a compreender os processos. Tudo isso prepara o turísta para uma das etapas mais importantes do roteiro: a degustação.

Para esse momento, os visitantes são conduzidos a uma das quatro salas temáticas – outono, inverno, primavera e verão. Em cada uma delas, grupos de até 50 pessoas podem ser acomodados para provar até seis produtos. A lista inclui os vinhos fino Garibaldi Reserva Merlot e de mesa Precioso, os espumantes Garibaldi Prosecco Rosé e Garibaldi Moscatel e o Suco de Uva Integral, além de um rótulo temático para cada estação.

Ao longo do caminho, o visitante também passa por uma espécie de portal, feito com uma antiga pipa de madeira, cujas paredes internas preservam os cristais que se formam durante o armazenamento do vinho. Recursos audiovisuais também foram usados, mostrando imagens da cultura vitivinícola, ao som d’As Quatro Estações, de Vivaldi. Além disso, luzes em formato de círculo são projetadas no chão, remetendo às borbulhas do espumante.

AS QUATRO ESTAÇÕES

Todos os anos, o parreiral passa por um ciclo que se inicia após a vindima, em meados de março, no início do outono. Então, as folhas que restaram da videira começam a amarelar e cair, e ela inicia o armazenamento de nutrientes para enfrentar a época de dormência, o inverno.

No final da estação, ela começa a ser podada para entender que precisa “acordar”, já que a temperatura vai aumentar com a chegada da primavera, época em que ocorre a floração e brotação do fruto. É na explosão do calor, com a chegada do verão, que os cachos vão amadurecer e as bagas concentrar açúcar até estarem no ponto ideal da colheita.

FUNCIONAMENTO

O novo roteiro ‘Uma história para Degustar’ pode ser feito de segunda a sábado, das 9h às 17h, e nos domingos e feriados, das 10h às 15h. O valor é de R$ 40, com direito a uma taça de vinho de vidro personalizada da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

A partir de abril, será possível agendar a versão premium, em que o visitante passa por todas as quatro salas temáticas e, em cada uma delas, degusta dois rótulos da cooperativa que remetem àquela estação do ano. A experiência combina enologia e gastronomia, com a oferta de quitutes especiais em cada parada sensorial. Essa experiência é para grupos de até nove pessoas e ocorre sob agendamento.

Outros dois roteiros completam o repertório de atrações oferecidas: o Taça e Trufa, uma verdadeira explosão sensorial, que envolve espumantes, vinhos e trufas de chocolate; e o ‘Desperte seus sentidos’, degustação às cegas que promete aguçar as percepções sobre o mundo do vinho.

O Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi fica na Avenida Independência, 845, Centro de Garibaldi. Agendamentos e informações pelo telefone (54) 3464-8104, WhatsApp (54) 99196-5577 ou ainda pelo e-mail turismo@vinicolagaribaldi.coop.br

Confira as fotos do novo Complexo Enoturístico e do evento de lançamento:

Ouça a entrevista com o presidente da Coop. Vinícola Garibaldi, Oscar Ló:

 

Ouça a entrevista com o vice-presidente, Fabiano Fabro:

 

Ouça a entrevista com o gerente de marketing, Maiquel Vignatti: