Dia mundial sem tabaco: a importância de abandonar o hábito de fumar

O  Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado no dia 31 de maio. O consumo de tabaco tem sido realizado por outros meios, que não o cigarro tradicional. Dados do Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) apontam para um crescimento do uso do cigarro eletrônico nos últimos quatro ano no Brasil. O levantamento revelou que 2,2 milhões de adultos (1,4%) disseram ter consumido os dispositivos eletrônicos para fumar até 30 dias antes da pesquisa. Em 2018, no primeiro ano do levantamento, o índice era de 0,3% entre a população, com menos de 500 mil consumidores.

A pesquisa do Ipec indica também que cerca de 6 milhões de adultos fumantes já experimentaram cigarro eletrônico, ou seja, 25% do total de fumantes de cigarro convencional. Os números apresentam uma elevação de 9% no comparativo com 2019.

Entre os malefícios do consumo do tabaco está o câncer de pulmão, câncer de garganta e outras doenças como enfisema pulmonar e a propensão de infarto. Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o tabaco é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo. Ainda segundo a entidade, mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto mais de 1,2 milhão são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.