Diocese de Caxias do Sul participa do 5º Congresso Nacional Missionário, em Manaus

Manaus é casa de centenas de missionários e missionárias de todo o Brasil a partir da sexta-feira, 10 de novembro. O 5º Congresso Missionário Nacional, que se estende até o dia 15 na capital do Amazonas, é inspirado pelo tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pés a caminho”.

Coordenado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) juntamente com o Conselho Missionário Nacional (Comina), os Congressos Missionários têm colaborado com o amadurecimento da consciência missionária dos batizados, aprofundando a responsabilidade da Igreja com a missão além-fronteiras.

O 5º Congresso Missionário Nacional tem o objetivo de impulsionar a missão Ad Gentes das Igrejas locais, trilhando um caminho de escuta do Espírito Santo, a fim de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais até os confins do mundo. A Diocese de Caxias do Sul participa do encontro com a presença de quatro delegados: o padre Camilo Pauletti, que recentemente retornou da missão mantida pela Igreja do Rio Grande do Sul em Moçambique, o padre Rubens Brun, e os leigos Sara Spadotto e José Jardelino, da equipe do Conselho Missionário Diocesano (Comidi)

No Continente Americano há uma longa tradição de Congressos Missionários. O Congresso Missionário Nacional acontece em preparação ao 6º Congresso Americano Missionário (CAM6), que será realizado entre 19 a 24 de novembro de 2024, em Porto Rico.