Eleições 2022: principais informações aos eleitores

Neste domingo, 02, será realizado o primeiro turno das Eleições 2022, das 8h às 17h, no horário de Brasília. Os eleitores irão às urnas para votar nos seguintes cargos, na ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.

DOCUMENTAÇÃO

É obrigatório levar documento com foto. O Título de Eleitor não é necessário, mas ele pode facilitar na hora de encontrar a seção, por conter esses dados. Também é possível apresentar o e-Título, mas ele precisa ser gerado somente até hoje, 01 de outubro. Quem não teve a biometria coletada pela Justiça Eleitoral e não tem foto no app, deve levar um documento oficial com foto.

LOCAIS DE VOTAÇÃO

Acesse os locais de votação de Farroupilha: clique aqui.

Consulte os locais de votação (geral): clique aqui.

MUDANÇA DE LOCAL – FARROUPILHA

– As seções da Faculdade CNEC (33, 47, 121, 122 e 141) foram transferidas para o Colégio CNEC;

– As seções da Faculdade CNEC (41, 90 e 95) foram transferidas para o Ginásio do Colégio Nossa Senhora de Lourdes;

– As seções do Seminário Apostólico (40, 103 e 166) foram transferidas para a Escola Municipal Antônio Minella;

– As seções do Salão da Igreja São Cristóvão (6, 54, 69 e 87) foram transferidas para a Escola Estadual São Pio X;

– As seções do Santuário de Caravaggio (25 e 94) foram transferidas para a Escola Municipal Nossa Senhora de Caravaggio;

– As seções do Salão Comunitário do Bairro Primeiro de Maio passarão a funcionar na Escola Municipal Primeiro de Maio.

JUNÇÃO DE SEÇÕES – FARROUPILHA

Neste ano, a seção 190 estará integrada a 175, no mesmo local, na Escola Municipal Ilza Molina Martins. Também a seção 108 estará junto a 165, no Salão Comunitário de Linha Paese.

VOTO EM TRÂNSITO

Pode realizar voto em trãnsito quem fez a solicitação junto à Justiça Eleitoral dentro do prazo determinado, que terminou no dia 18 de agosto. Portanto, somente quem formalizou o pedido poderá votar nessa modalidade.

JUSTIFICATIVA

Os eleitores que estarão fora da cidade em que votam e que não fizeram o pedido de voto em trânsito não poderão votar. Eles deverão justificar a ausência pelo aplicativo e-Título, pelo site justifica.tse.jus.br ou pessoalmente, em algum local de votação, nos dias de eleição.

A ausência também pode ser justificada em até 60 dias após o turno de votação, com algum comprovante como atestado médico ou bilhete de viagem.

QUEM NÃO VOTOU EM 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu as penalidades para quem não votou nas eleições de 2020 em razão da pandemia de covid-19. Dessa forma, eleitores que não compareceram, não justificaram e não pagaram as multas poderão votar normalmente nas eleições de 2022.

Outras dúvidas: saiba mais nos sites do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral.

Foto: Gleici Trois