Encenação e carreata marcam festa de Santa Teresa D’Ávila em Caxias do Sul

Na manhã deste domingo, 16, a Catedral Diocesana ficou lotada para celebrar a Missa festiva da Padroeira da Catedral e de Caxias do Sul, Santa Teresa D’Ávila. No início da celebração, aconteceu a encenação do encontro místico de Santa Teresa com Jesus chagado. O pároco, padre Volnei Vanassi, presidiu a celebração e recordou a beleza dos escritos e da espiritualidade de Teresa de Jesus.

Recordando o lema dos festejos deste ano “Santa Teresa: educadora para Cristo”, ao final da celebração, os padres Volnei Vanassi e Vinicius Fedrizzi Caberlon abençoaram os professores e educadores. Posterioemente, foi realizada a procissão motorizada com o quadro de Santa Teresa. A carreata seguiu pelas ruas centrais de Caxias do Sul, passou pelo Hospital Pompéia até o salão paroquial São Leonardo Murialdo, onde foi realizado o almoço festivo, com cerca de 300 pessoas.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Festa de Santa Teresa D’Ávila, na Catedral Diocesana, iniciou em 05 de outubro, com a chegada das Capelinhas de Nossa Senhora que visitam as residências e o comércio. Entre os dias 05 e 08 de outubro, os festejos foram dedicados a Nossa Senhora e à missão das Zeladoras de Capelinha.

De 06 a 14 de outubro, em todas as Missas da Catedral e também nas redes sociais, a comunidade pôde rezar a Novena em honra a Santa Teresa D’Ávila. Na quinta-feira, 13, mais de 60 pessoas puderam compartilhar pipoca e chá no momento em que assistiam à obra intitulada “Santa Teresa D’Ávila – O Filme”, numa sessão de cinema no Espaço Mater Dei.

O sábado, 15, dia em que a Igreja fez a memória litúrgica de Santa Teresa, foi marcado pela bênção, por intercessão de Teresa D’Ávila. Das 10h às 16h, os padres estiveram na escadaria da Catedral, em frente ao bispado, abençoando os fiéis. Na oportunidade, voluntários da Casa Madre Teresa, também receberam doações de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e remédios. Às 18h, foi celebrada Missa solene, com uma homenagem e bênção aos professores e educadores.

Foto: Gleici Trois