Encontro do clero da Diocese de Caxias do Sul reflete sobre processos psicoafetivos e o autocuidado

“Cuidar dos cuidadores” é algo que se tem ouvido muito na atualidade e, sobretudo neste período de pós pandemia. É neste sentido que a Pastoral Presbiteral da Diocese de Caxias do Sul propôs ao clero um encontro para aprofundar o autocuidado. Desde a manhã desta terça-feira, 11 de julho, até a tarde da quarta-feira, dia 12, a irmã Silvia Cristina Maia, da congregação da das Irmãs da Copiosa Redenção, assessora a atividade que tem como tema: “Processos Psicoafetivos e Autocuidado”.

A religiosa é bacharel em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae da Diocese de Ponta Grossa – PR. Cursou Psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – IT. Irmã Silvia atua junto ao Centro Âncora, que atua há mais de 10 anos, mantido pela congregação, que é uma casa de acolhida para sacerdotes e religiosos(as) que estão enfrentando angústias profundas e apresentam sinais de depressão, ansiedade, estresse, cansaço extremo e/ou Síndrome de Burnout.

O encontro conta com a presença dos padres diocesanos e do bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon. Na tarde da quarta-feira, 12 de julho, acontecem os momentos de cada uma das três faixas etárias do clero e, na quinta-feira, dia 13, o encontro com o bispo.