Diocese de Caxias do Sul participa do Congresso Missionário do Regional Sul 3 da CNBB

A Diocese de Cachoeira do Sul, no centro do Estado, acolheu, de 07 a 09 de julho, o Congresso Missionário do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante os três dias, a casa dos missionários e missionárias de todo o Rio Grande do Sul foi o município de Sobradinho.

O Congresso contou com a assessoria da irmã Regina da Costa Pedro, diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil e seguiu o tema e lema do Congresso Missionário Nacional: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema “Corações ardentes, pés a caminho!”.

Participaram do encontro bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas. O Congresso foi direcionado especialmente aos membros dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis), dos Conselhos Paroquiais, lideranças das pastorais, organismos e movimentos, catequistas e outras pessoas interessadas em participar do encontro.

A Diocese de Caxias do Sul foi representada pelos leigos Sara Spadotto e José Jardelino, que fazem parte do Comidi , além do padre Moacir Pauletti e do seminarista da etapa da Configuração (Teologia), Eduardo Cantelli.

DA IGREJA LOCAL AOS CONFINS DO MUNDO

Este processo de reflexão e preparação para os Congressos Regional, Nacional e Americano (CAM 6) tem o objetivo especial de impulsionar a missão Ad Gentes das Igrejas locais, trilhando um caminho de escuta do Espírito Santo, a fim de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais até os confins do mundo.

No Regional Sul 3, é um tempo especial para olhar para a realidade das Igrejas Locais, impulsionando para um novo ardor missionário cada uma das 18 arqui/dioceses e reconhecendo que uma Igreja em saída, peregrina, é missionária por natureza e, portanto, enviada.

Esse envio convida ao compromisso com a missão universal da Igreja, assumido pelo Regional Sul 3 através do Projeto Igrejas Solidárias, com a Arquidiocese de Nampula, em Moçambique. A missão ad gentes do Regional Sul 3 já está prestes a completar 30 anos e, com ela, a Igreja cresce também no Rio Grande do Sul na consciência e no compromisso missionário. Texto: Assessoria de imprensa Diocese