Feira Ecológica em Caxias promove bate-papo sobre insegurança alimentar e custo da produção de alimentos

A Feira Ecológica de Caxias do Sul promove neste sábado, 30, um bate-papo sobre insegurança alimentar e o custo da produção de alimentos. A temática marca a retomada da programação de conversas entre agricultores e consumidores sobre produção agroecológica, que foram organizadas no decorrer de 2019. Esta primeira edição de 2022 é promovida pela Banca Floresta Essencial e vai ocorrer das 9h às 10h, na Praça das Feiras, no Bairro São Pelegrino.

Os meses de estiagem enfrentados pelos agricultores agroecológicos, desde dezembro, refletiram no custo da produção de hortifrutigranjeiros. Conforme uma das organizadoras do encontro, Andrea Basso, houve dificuldade para os agricultores produzirem e, da parte dos consumidores, para acessar alimentos. “É isso que queremos conversar com os frequentadores da Feira Ecológica, pois as mudanças climáticas na nossa região afetaram diretamente esse aumento nos custos de irrigação para a produção de alimentos,” explica.

O espaço aberto pela feira para os momentos de bate-papo tem o objetivo de promover conversas com a comunidade sobre temas que envolvem a produção agroecológica como uma forma sustentável de produção de alimentos, associada à preservação dos recursos naturais e ecossistemas.

Foto: Rosa Ana Bisinella