Gente que Faz: a convidada é a irmã da congregação das Pobres Servas da Divina Providência

A convidada de hoje é a irmã religioisa da Congregação das Pobres Servos da Divina Povidência, Graciela Buyatti. Ela nasceu em 1976 no município de Reconquista, pertencente à Provóncia de Santa Fé, na Argentina. Descendente de família italiana, Graciela se criou com seus pais e mais quatro irmãos, na pequena cidade do Oeste argentino. Uma região de produção de soja, girassol e trigo. Sua vida no interior foi curta, seis pais foram para a cidade, onde o pai era caminhoneiro e a mãe cuidava dos afazeres domésticos. A família sempre teve uma vida presente junto à comunidade ajudando na liturgia da igreja, onde sua mãe era catequista. Assim Graciela se criou vivenciando a espiritualidade cristã com o exemplo de seus pais.

Enquanto estudava no colégio São José, naquela cidade, foi crescendo  o desejo de servir, conforme ela, muito por gratidão do que a vida até então lhe oferecia de bom. Aos 19 anos ingressou na congregação para seguir um desejo que já o perseguia, ser religiosa. A missão e o carisma das Pobres Servas chamaram atenção da jovem, que era se colocar à serviço da salvação e a atenção às crianças de rua e idosos, proposta idealizada pelo fundador, Dom João Calábria. Dois anos no Convento em Buenos Aires foram o suficientes para que a jovem religiosa entendesse o que estava fazendo e pudesse dar a resposata ao chamado, em 1995 migrou para Farroupilha no Convento da congregação para o noviciado até o final de 1996.

No final de 1996 ela foi trabalhar no município de Salto no Uruguai, em 2021 foi atuar em Buenos Aires, em 2007 retornou para Farroupilha, em 2011 voltou para sua terra natal, Conquistam, e em 2013 retorna para o Uruguai. Em 2017 foi para a Cidade Del Leste, no Paraguai, em 2020 voltou para Farroupilha, onde permanece até hoje. Irmã Graciela atua junto ao Santuário de Caravaggio na animação da liturgiam com cantos e leituras.