Gente que Faz: a convidada é a nutricionista Nelma Bergamo Piccoli

A convidada de hoje é Nelma Bergamo Piccoli. Natural de Farroupilha, ela tem 86 anos, é viúva e mãe de três filhos: Júlio, César e Henrique. Nelma entrou na faculdade e formou-se em 1976 em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). No ramo da gastronomia, realizou qualificações na Cozinha Internacional Firenze Itália, na Cozinha Internacional no navio de cruzeiro Vasco da Gama, em Aruba, em Cancun e na Escola de Agroindústria em Caxias do Sul.

Ao longo da trajetória profissional, atuou em diversos escritórios da Emater, como em Caxias do Sul, Farroupilha, Bom Princípio, Nova Roma do Sul e Vale Real. Passou também pelo Senac Farroupilha e Senac Caxias do Sul. No Sindicato Rural, esteve trabalhando em Bom Princípio, Nova Roma do Sul e Farroupilha. No Sebrae Caxias do Sul, ela foi instrutora e consultora para novas empresas do ramo alimentício.

Dona Nelma também prestou assessoria nas empresas: Massas Isabela, Farinha Orquídea, Super Cesa, Aksal Cozinha Industrial e Casa do Padeiro. Além disso, possui receitas no livro Sabor Rural, da RBS TV, e fez o livro “Cozinhando com Kiwi – Doces e Salgados”. Participou de diversas entrevistas no Campo e Lavoura e no Jornal do Almoço sobre receitas com kiwi. Inclusive, nos anos 80 teve um programa na TV Caxias, chamado “Bom Apetite”.

Nos anos de 1993 a 1995, junto com Tarcísio Michelon, ajudou a desenvolver e resgatar receitas, além de promover cursos para os moradores dos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. Nos anos 2000, apresentou o programa “Cozinhando com Dona Nelma”, no canal 14 da Net, de Farroupilha. Ainda, foi proprietária da padaria Massas & Cia e restaurante/fabrica de pizzas Via Bergamo.

Dona Nelma participou da 1° Fenakiwi até 1999, a pedido do ex-prefeito Clóvis Zanfeliz, que foi quem mais a incentivou para escrever o livro de receitas “Cozinhando com Kiwi”, lançado em 1999. Naquele ano, foi cedido metade de um pavilhão da Fenakiwi, onde foi montado um restaurante somente com a gastronomia voltada ao kiwi. Atualmente, com seus 86 anos, ela faz teatro e canta em um coral.

Foto: José Theodoro