Hospital São Carlos é o primeiro da Serra Gaúcha a integrar programa estadual de saúde da mulher
O Hospital Beneficente São Carlos (HBSC), de Farroupilha, tornou-se a primeira instituição da Serra Gaúcha a aderir ao SERMulher RS, programa do governo estadual voltado à saúde feminina. O termo de adesão foi assinado nesta terça-feira (25), em evento realizado no auditório do hospital, com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
A iniciativa tem como objetivo agilizar o diagnóstico e o tratamento de doenças que afetam mulheres, atuando como retaguarda para a atenção primária. O programa atende casos de alterações nos exames de rastreamento de câncer de colo do útero e de mama, suspeita de endometriose, adenomiose e miomatose, além de investigação de infertilidade e climatério. O serviço também oferece inserção de dispositivos intrauterinos (DIU) e realização de exames citopatológicos.
Para integrar o programa, o São Carlos realizou uma reestruturação no consultório voltado à saúde da mulher, dentro do Centro de Especialidades. As adequações garantiram um ambiente humanizado, conforme os critérios exigidos pelo SERMulher RS. Além disso, a unidade formou uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicóloga, assistente social e enfermeira navegadora, oferecendo um atendimento completo às pacientes. O hospital terá capacidade para realizar até 140 atendimentos por mês.
A superintendente do HBSC, Janete Toigo D’Agostini, destacou a importância do credenciamento. “Foi um esforço muito grande do hospital. Para sermos habilitados, recebemos a visita de inspeção das sanitaristas do Estado e cumprimos um checklist rigoroso. O programa garante que, em até 60 dias, a paciente seja consultada, realize exames, obtenha um diagnóstico e, se necessário, inicie o tratamento”, explicou.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, elogiou a estrutura do hospital e sua adequação ao programa. “Tivemos mais de uma inscrição nesta região. A qualidade técnica, a mobilização da equipe e a visita de avaliação foram determinantes para escolher Farroupilha e o São Carlos. Sabemos que aqui teremos um serviço que vai orgulhar a rede SERMulher”, afirmou.
O HBSC está apto a iniciar os atendimentos assim que a portaria for publicada. Com essa adesão, o SERMulher RS chega à sua oitava unidade no Estado, de um total de 19 credenciamentos previstos pelo governo estadual.