“Igreja Católica ou Igreja Sinodal?”, pergunta o programa Razões da Fé do dia 19 de novembro

O processo sinodal convocado pelo Papa Francisco desde 2021 até o ano de 2024, com a temática: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, é o pano de fundo do programa Razões da Fé que vai ao ar neste domingo, 19 de novembro. “Igreja Católica ou Igreja Sinodal?” é o tema da prodoução veiculada pela Rádio Miriam Caravaggio FM 95,7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul.

Os convidados para o bate-papo deste final de semana são: padre Leonardo Lucian Dall Osto, doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, e atual vigário Paroquial da Paróquia Santa Fé, em Caxias, e o jornalista Leandro Ávila, assessor de comunicação do Santuário de Caravaggio, que fez parte da cobertura de imprensa da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos no mês de outubro. A mediação é do jornalista e assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha.

Entre as perguntas e respostas se destaca a reverberação do processo sinodal que aconteceu em todo o mundo durante a Assembleia, em Roma, bem como o que a Igreja ensina e aprende com o “Sínodo das mesas redondas”. Um questionamento profundo se apresenta: a Igreja pode ser católica sem ser sinodal?

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas terças-feiras, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.

O programa Razões da Fé deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.