Jornada Diocesana da Juventude da Diocese de Caxias do Sul quer reunir mais de 1,5 mil jovens, em Caravaggio

O Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul está preparando a 7ª Jornada Diocesana da Juventude, por aqui chamada de JTchêJ. Depois de passar pelas Regiões de Pastoral de Caxias do Sul, Flores da Cunha – no município de São Marcos, e Garibaldi, além de uma edição realizada de forma virtual, no sábado, 26 de agosto, a cidade de Farroupilha irá receber o evento que pretende reunir mais de 1,5 mil jovens dos grupos, movimentos, pastorais, além dos catequizandos de diversas paróquias e comunidades.

A atividade, com início às 15h, acontece na esplanada do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio e terá programação diversa e simultânea. O palco principal estará montado junto ao estacionamento do Santuário, nas proximidades do Auditório das Confissões. No Santuário Antigo, haverá adoração permanente ao Santíssimo Sacramento.

No estacionamento serão preparados espaços para as tendas vocacionais, uma vez que a Igreja no Brasil vive o seu 3º Ano Vocacional. Inclusive, o lema da 7ª JTchêJ é o mesmo que norteia o Ano Vocacional: “Corações ardentes, pés a caminho”, e faz alusão direta ao ato de peregrinar de muitos jovens, que partem de suas cidades e caminham até o Santuário de Caravaggio para se encontrar com a Mãe de Jesus.

O evento tem previsão de conclusão para às 22h, sendo que na programação estão momentos de oração, oficinas e apresentações culturais dos grupos de jovens da Diocese de Caxias do Sul. O momento central da JTchêJ será a celebração da Missa, em frente ao Santuário, marcada para às 18h20min. Logo depois, no palco montado junto ao estacionamento, acontecerá o show nacional com a banda Missionário Shalom, formada por jovens membros da Comunidade Shalom de Fortaleza, no Ceará. No encerramento será feito o anúncio da cidade que irá sediar a JTchêJ em 2024.

A JTchêJ terá entrada franca e, desde outubro de 2022, a equipe a serviço do Setor Juventude e membros das paróquias da Região Pastoral de Farroupilha formaram o Comitê Organizador Local (COL), para a viabilização logística do evento. Em caso de chuva, o encontro permanece, com algumas adaptações a serem comunicadas posteriormente.

Para o assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, a Jornada Diocesana da Juventude é o momento de fortalecer a identidade juvenil católica e expressar o jeito jovem de ser Igreja. “A vida de fé vai acontecendo nos grupos, movimentos e pastorais, mas precisamos desses momentos fortes de unidade, para extravasar, para nos reconhecermos como juventudes nesse processo de evangelização e de amadurecimento da fé. Além disso, é momento de apresentar, com festa, essa perspectiva de ser um jovem da Igreja aos catequizandos, para que não se afastem da Igreja quando realizarem a Crisma, mas percebam que é muito bom fazer parte desta grande família que é a Igreja Católica e que tem um lugar especial para os jovens”, salienta.

A Região Pastoral de Farroupilha já está em preparação para o evento desde o mês de abril. Na semana após a Páscoa, no Santuário de Caravaggio, aconteceu a Missa de envio da Cruz Peregrina e do Ícone de Maria, símbolos da JTchêJ. Na oportunidade, também foi abençoada e enviada uma capelinha com a imagem do Bem-Aventurado Carlo Acutis, jovem beato da Igreja. Entre os meses de abril e agosto, eles passaram pelas comunidades e paróquias de Farroupilha, mobilizando as famílias, jovens e catequizandos.

Para o reitor do Santuário de Caravaggio, acolher a Jornada Diocesana da Juventude é expressão de olhar Maria como jovem que ama e cuida dos jovens. “Estamos com os corações ardentes e nos colocamos a caminho, como fez Maria quando visitou Isabel. Os símbolos peregrinaram pela Região Pastoral e agora a Casa da Mãe, o Coração da Diocese de Caxias do Sul, acolhe os jovens de toda a nossa Igreja com alegria, porque Maria foi alegre. O Papa Francisco nos lembra que a alegria é missionária”, pontua o padre Ricardo Fontana.