Mais de 78 mil romeiros passaram pelo Santuário nos três dias da 144ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio
Após três dias de intensas celebrações, a 144ª Romaria de Caravaggio chegou ao seu final. Com o lema “Fonte de nossa alegria, rogai por nós”, os peregrinos vivenciaram momentos de profunda devoção, comunhão e esperança. Ao longo desses dias, os fiéis se uniram em orações, procissões e reflexões, buscando a intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio. A alegria que permeou cada momento foi uma manifestação da presença divina e do amor maternal de Maria. Com gratidão em seus corações, os peregrinos se despediram do santuário, levando consigo a fé fortalecida e a certeza de que Nossa Senhora continuará a interceder por eles.
Pelo menos 78.836 pessoas participaram dos três dias da 144ª Romaria de Caravaggio, 26, 27 e 28 de maio. Foram milhares de devotos reunidos no interior do templo e na esplanada, para acompanhar das 33 celebrações entre 06h da manhã às 17h. Os estacionamentos no Santuário foram ocupados por 18.091 veículos. O balanço do público foi divulgado pela Brigada Militar.
Neste domingo, último dia de romaria foram 3.680 pessoas que visitaram o Santuário e 1.244 veículos ocuparam parte dos mais de 4.000 estacionamentos próximos e nas imediações. No primeiro dia foram 70.939 peregrinos e no sábado 4.217 romeiros. Segundo a Brigada Militar não foi registrada nenhuma ocorrência de delitos nos três dias de romaria. O maior número relatado pela Brigada foi em relação a perda de documentos e aparelhos de celulares em que os proprietários tiveram que recorrer aos serviços do Santuário.
Em uma de suas homilias, Dom José Gislon, bispo da Diocese de Caxias do Sul, salientou que Maria ensina a promover a reconciliação e a paz, ainda hoje, como fez no longínquo ano de 1432, em sua aparição em Caravaggio, na Itália. “Como cristãos comprometidos com as palavras do Evangelho, não podemos ficar indiferentes, mas devemos nos unir para superar todas as formas de incompreensão, preconceito, intolerância, de violência e de ódio que são alimentadas em nosso coração. Nada pode destruir a paz e a alegria de um cristão”, disse.
Na missa das 17h, em uma celebração repleta de emoção e significado, o reitor do Santuário de Caravaggio, Padre Ricardo Fontana, fez uma inspiradora homilia. Com suas palavras ele ressaltou a importância da fé e da devoção em suas vidas. Após a homilia, o padre Ricardo expressou sua gratidão a todos os setores envolvidos na organização da romaria, reconhecendo seu empenho e dedicação. Em seguida, com entusiasmo, anunciou a próxima romaria, renovando a esperança e a expectativa dos presentes. Foi um momento de profunda união espiritual e alegria, marcando o encerramento da 144ª Romaria de Caravaggio e lançando as bases para a próxima edição.