Mês das Vocações na Diocese de Caxias do Sul abre programação com Romaria Vocacional

Com o tema: “Cristo Vive! Somos suas testemunhas”, a Igreja no Brasil irá vivenciar o mês de agosto, tradicionalmente recordado como Mês das Vocações. Na Diocese de Caxias do Sul, uma série de atividades será realizada pela Pastoral Vocacional, com o objetivo de despertar as comunidades e paróquias para uma consciência vocacional, que nasce da oração, do incentivo e do cultivo dos sinais demonstrados pelas crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Para 2022, a Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB escolheu como lema: “Eu vi o Senhor!”, do diálogo de Jesus Ressuscitado com Maria Madalena, descrito no Evangelho de João, no capítulo 20, versículo 18. Marcando a abertura do Mês das Vocações na Diocese de Caxias do Sul, no domingo, 07 de agosto, acontecerá a Romaria Vocacional. A peregrinação terá início às 08h30, do Seminário dos Pobres Servos, em Farroupilha. O trajeto contemplará a passagem por quatro estações com meditações, cantos e orações até a chegada ao Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, às 11h, para a celebração da Santa Missa de abertura do Mês Vocacional. Para esta atividade são convidados os seminaristas, jovens vocacionados, meninos e meninas que são acompanhados pelas congregações religiosas, famílias, animadores vocacionais leigos e leigas.

O domingo, 07 de agosto, também ficará marcado na vida de dois seminaristas da Diocese. Na Missa das 19h, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul, os jovens Eduardo Cantelli e Stefano Fagundes Petroli, da etapa da Teologia, também chamada de Configuração, serão admitidos como candidatos às ordens sacras pelo bispo Dom José Gislon. Ao longo do mês de agosto, diversas ações serão realizadas, como as vigílias vocacionais, que consistem em momentos de oração diante do Santíssimo Sacramento, isto é, da Eucaristia, em momentos de silêncio intercalados com refrões e cânticos meditativos.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DAS VOCAÇÕES

07 de agosto | Domingo
08h30 – Romaria Vocacional, com saída do Seminário dos Pobres Servos da Divina Providência, em Farroupilha, encerramento com a Missa, às 11h no Santuário de Caravaggio
19h – Admissão como candidatos às Ordens Sacras dos seminaristas Eduardo Cantelli e Stefano Fagundes Petroli, na Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila

20 de agosto | Sábado 
19h – Vigília Vocacional, no Carmelo do Menino Jesus – Caxias do Sul
19h – Vigília Vocacional, no Vicariato de Nova Prata

27 de agosto | Sábado
13h30 – Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ), na comunidade do bairro Cairú, em Garibaldi

Foto: Divulgação