Microrregiões iniciam tratativas para desenvolver novo roteiro do enoturismo com potencial vitivinícola e arquitetônica

Na manhã da última terça-feira, 23, com a mobilização do Cnselho de Desenvolvimento da Serra (Corede/Serra), aconteceu na Câmara de Vereadores de Vila Flores, um encontro com prefeitos, secretários de Turismo e Desenvolvimento, lideranças empresariais da região de Guaporé, Veranópolis, Serafina Corrêa, Nova Prata, Vila Flores, Antônio Prado e demais municípios da microrregião, visando conhecer as perspectivas de um novo roteiro turístico a ser implantado.

Trata-se do Roteiro do Enoturismo conectando duas microrregiões com história e cultura similares: Antônio Prado, com seu capital vitivinícola e seu patrimônio arquitetônico, e a região de Vila Flores, Veranópolis, Cotiporã, Fagundes Varela e Guaporé onde já está consolidada uma matriz vitivinícola que pode agregar valor, a partir do reconhecimento de dois aspectos: a conexão turística Leste-Oeste do Corede Serra aproximando as duas regiões num novo roteiro, bem como o da potencialidade que apresenta uma região que, possivelmente, apresenta um terroir diferenciado em relação às demais regiões enoturísticas do país.

A região é produtora de uvas e possui mais de 30 vinícolas implantadas, algumas delas com recepção turística estruturada. As estratégias para consolidar o novo Roteiro do Enoturismo são diversas. A primeira refere-se a conclusão asfáltica da ligação leste-oeste da região do COREDE SERRA, especialmente, a RS 437 entre Vila Flores e Antônio Prado (em fase de asfaltamento), interligando-se à RS 355 (Fagundes Varela e Vista Alegre do Prata) e chegando a RS 129, em Guaporé. Trata-se de uma ligação de Antônio Prado a Guaporé aproximando uma população que possui identidade histórica e cultural, mas que esteve distante devido a falta de uma rodovia de ligação e de um projeto como o do novo roteiro.

Estimular as vinícolas, que ainda atuam com foco exclusivamente industrial, a se transformarem em estabelecimentos turísticos, à exemplo de mais de uma centena de vinícolas que recebem turistas na Região da Uva e Vinho é outra diretriz possibilitando buscar “Indicação Geográfica” para a produção vinícola da região, além de estruturar uma governança regional que promova ações para a implantação do referido roteiro.

O anfitrião do encontro, vice-presidente do Corede Serra, prefeito de Vila Flores Evandro Brandalise, o prefeito de Antônio Prado Roberto Dalle Molle e outros participantes da reunião comemoraram a iniciativa visualizando um novo despertar no setor de turismo da região.

A Presidente do Corede Serra, Monica Mattia, enalteceu o planejamento desenvolvido pela equipe da UCS, coordenado pelo prof. Pedro Alcântara, idealizador do roteiro, sinalizando que mais e mais produtos turísticos representam novas oportunidades para uma região belíssima que, mais articulada, crescerá no imaginário do turista brasileiro, associando o enoturismo à gastronomia, águas termais, autódromo internacional de Guaporé, Trem dos Vales, ao roteiro em estruturação Águas e Vales (Cotiporã, São Valentim do Sul e Dois Lajeados), bem como às belezas naturais e ao ecoturismo.